Em apenas 24 horas, Salvador (BA) ultrapassou a média de chuva esperada para todo o mês de novembro, segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) — órgão que monitora a meteorologia e os recursos hídricos na Bahia. Eram esperados, ao longo dos 30 dias, um acúmulo de 108,2 milímetros, enquanto somente na quinta-feira (20) foram registrados 110 milímetros em alguns pontos da capital baiana.
A Defesa Civil contabilizou, ontem (20), mais de 100 ocorrências, como desabamentos, deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores em Salvador. A garagem da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ficou completamente inundada.
A Bahia vem sofrendo com fortes chuvas desde a noite da última quarta-feira (19). A cidade de Araci, no interior do Estado, sofreu com uma precipitação de 146 milímetros, que deixou alguns bairros alagados e moradores ilhados.
Um trecho da BR-135 também foi interditado, nesta sexta-feira (21), em São Desidério, no oeste da Bahia, após um desvio ceder devido às fortes chuvas.
Chuva cancela shows e festivais
A chuva provocou o cancelamento e adiamento de eventos que seriam realizados em Salvador e Região Metropolitana, como o show do cantor Léo Santana, que celebra 20 anos de carreira, remarcado para o próximo domingo (23). Também foram afetados dois festivais de música gospel e o show da cantora Rachel Reis.
Risco e previsão
De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válidos até esta sexta-feira (21), 344 municípios baianos estão sob perigo por causa das chuvas.
A previsão do tempo, segundo o Inema, é de que as chuvas, acompanhadas por rajadas de vento, continuem no Estado nesta sexta-feira (21). Amanhã, espera-se uma redução das precipitações, mas com possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia.
No domingo, as áreas de instabilidade continuam atuando sobre o estado. A previsão indica chance de ocorrências de pancadas de chuva ao longo do Litoral incluindo Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo além da região oeste.
