Menu

União Progressista: Ciro Nogueira defende foco na eleição estadual e de deputados em 2026

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, defendeu que a federação União Progressista, entre o seu partido e o União Brasil, tenha a eleição nos estados e de deputados federais como foco em 2026.

De acordo com o piauiense, existe uma “falta de bom senso e de estratégia no centro e na direita”.

O dirigente partidário escreveu, em sua conta na rede social X, que vai conversar com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, sobre a sua opinião. Para o próximo ano, Rueda já defendeu que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), seja candidato à Presidência.

“Irei defender junto ao presidente Rueda que o nosso foco principal sejam as eleições estaduais e as nossas bancadas”, afirmou. o senador.

A federação ainda não está formalizada oficialmente, mas Ciro afirmou que a entrada do registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será “nos próximos dias”.

Eleição 2026 no Ceará

O posicionamento de Ciro também pode ter consequência direta no Ceará. No Estado, o PP está na base do governador Elmano de Freitas (PT). O presidente estadual, deputado federal AJ Albuquerque, defende a permanência na coligação do petista, assim como o seu pai, o secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque, também o faz.

o União Brasil está dividido. Filiados como o presidente estadual Capitão Wagner e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, têm defendido que o partido esteja na coligação de oposição ao governador e apoie uma candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao Palácio da Abolição.

Ainda dentro da legenda, há quem discorde da posição oposicionista da sigla. Os deputados federais Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa, assim como o pai da parlamentar, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e todo o seu grupo, estão na base de Elmano.

Leia mais | Após Moses definir apoio a Elmano, Wagner afirma que União Brasil já definiu oposição para 2026

O “foco na eleição estadual”, apontado por Ciro e que será discutido com Rueda, poderia conferir uma prioridade aos pleitos nas unidades da federação, fazendo com que a federação seja mais ativa nas decisões tomadas nos estados.

Rueda e Ciro, nacionalmente, são de oposição ao presidente Lula (PT), o que poderia colocar a união entre as legendas também na oposição a Elmano.