Em comemoração aos 300 anos da cidade, Fortaleza se prepara para receber um evento histórico no cenário esportivo internacional. A quarta edição do World Beach Sports Brazil (WBS Brasil), que acontece de 3 de abril a 4 de maio, promete consolidar a capital cearense como a “Cidade Mundial de Esportes na Praia“, com potencial para se tornar o maior evento de esportes de areia do mundo.
A proposta do Fortaleza Pulsa Esportes é consolidar a cidade como destino internacional de turismo esportivo. O festival contará com 50 modalidades, reunindo 10 mil atletas e recebendo um público estimado de 50 mil pessoas.
Em entrevista exclusiva ao Opinião CE, o idealizador do evento, Roslavo Brilhante, ressaltou a magnitude do festival e o impacto social das modalidades esportivas. “Sempre procuramos coisas quase impossíveis. Nosso objetivo é colocar Fortaleza no cenário internacional do esporte, seja na areia, no mar, na pista ou no aéreo. Qualquer pessoa, independentemente da idade ou da condição física, vai encontrar um esporte que consiga praticar”, detalhou.
Segundo estudo da Setfor/Observatório do Turismo de Fortaleza em 2024, Fortaleza é uma capital acolhedora com avaliação de 9,07 em satisfação e felicidade dos visitantes. Além das competições, haverá feiras gastronômicas, ações sociais e desafios que podem render recordes mundiais.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Anderson Marques Pinheiro, o evento também representa um importante movimento econômico e social. “No início não tínhamos tantas modalidades, agora o evento fomenta a economia, movimenta o esporte e incentiva a população. Tudo isso graças à parceria com a WBS e ao apoio do prefeito Evandro Leitão, que abraça todas as modalidades esportivas”, destacou.

Fortaleza no centro do turismo esportivo global
Além de celebrar o esporte, a cidade sediará competições nacionais e internacionais, atraindo atletas, turistas e profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo. O evento movimenta setores como serviços, gastronomia, hotelaria e lazer, fortalecendo o calendário turístico anual do Ceará.
O coordenador europeu do WBS Brasil, Jorge Duarte, destacou a importância internacional do evento. Segundo ele, a ideia é divulgar Fortaleza e atrair atletas de toda a Europa. “Em Portugal estamos desenvolvendo projetos de todos os esportes de areia. Sem dúvida, será o maior evento mundial de esportes na areia. Estou divulgando Fortaleza, apresentando a WBS e mostrando o espírito da cidade”, afirmou ao Opinião CE.
