Menu

Liquidação do Banco Master afeta 12 milhões de clientes em todo o país

A decisão do Banco Central de decretar a liquidação extrajudicial do Banco Master, anunciada na última terça-feira (18), já provoca ampla repercussão no setor financeiro. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, cerca de 515 funcionários e aproximadamente 12 milhões de clientes devem ser diretamente impactados pela medida.

A entidade sindical informou que acompanha de perto os desdobramentos e cobra acesso às informações oficiais para garantir que todos os procedimentos respeitem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a legislação. Em comunicado, o sindicato afirmou que continuará atuando para proteger os direitos dos trabalhadores.

Além do Master, o sindicato também monitora possíveis reflexos sobre o Will Bank, instituição que integra o mesmo conglomerado financeiro.

Operação Compliance Zero

A intervenção do Banco Central está ligada à Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito fraudulentos por instituições do Sistema Financeiro Nacional. A medida resultou na prisão do dono da entidade, Daniel Vorcaro, no Aeroporto de Guarulhos, na noite da última segunda-feira (17).

As suspeitas apontam que o grupo teria criado operações fictícias, simulando empréstimos e valores a receber, para inflar artificialmente ativos.

A operação também levou ao afastamento temporário do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e do diretor de Finanças e Controladoria do banco, Dario Oswaldo Garcia Junior, por decisão judicial.

No início de 2024, o banco estatal de Brasília havia divulgado o interesse em adquirir o Master por R$ 2 bilhões. O acordo, no entanto, não avançou, pois a operação não recebeu autorização do Banco Central.

As informações são da Agência Brasil.