Menu

Cotada no Psol: presidente do partido elogia Luizianne, mas diz que não há tratativas no momento

Deputada federal Luizianne Lins. Foto: Divulgação

Desde que a deputada federal Luizianne Lins revelou que poderia deixar o PT, partido ao qual é filiada desde 1989, o Psol passou a ser apontado como uma alternativa para a parlamentar. No PT, ela já foi vereadora, deputada estadual, prefeita e deputada federal, cargo que está no terceiro mandato consecutivo, desde 2014.

Ao Opinião CE, o presidente do Psol no Ceará, Alexandre Uchôa, afirmou que, no momento, não existem tratativas sobre um possível convite à petista. O dirigente, no entanto, elogiou a deputada, afirmando que “é um excelente quadro da esquerda”.

“Luizianne é um excelente quadro da esquerda, mas não existem tratativas nesse momento sobre filiação ao Psol Ceará”, respondeu.

Segundo ele, o tema também não é discutido internamente nas instâncias partidárias do Psol. Por consequência de não haver tratativas com Luizianne, o assunto não faz parte da pauta da sigla no Estado.

A reportagem apurou, no entanto, que filiados à legenda veem uma possível chegada da ex-prefeita como uma forma de fortalecer o partido.

Uma candidatura de Luizianne a deputada federal pelo Psol, por exemplo, foi citada por uma das filiadas como uma forma de reforçar a chapa para a Câmara Federal, que já pode contar com o deputado estadual Renato Roseno.

Em 2022, Roseno foi eleito para uma das vagas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), com 83.062 votos. Já Luizianne, para a Câmara dos Deputados, alcançou 182.232 votos.

O Opinião CE tentou contato com a deputada, via assessoria, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Luizianne revela possível saída do PT

Em entrevista ao podcast As Cunhãs, a deputada federal revelou que poderia deixar o partido.

Na ocasião, a parlamentar afirmou que, apesar de existir a possibilidade, conversaria, antes, com o presidente Lula (PT). “Jamais tomaria qualquer atitude sem dialogar com ele”, disse.

No Ceará, o grupo da petista critica que a corrente do também deputado José Guimarães detém as decisões do partido.

No último Processo de Eleição Direta (PED) para o PT Ceará e para o PT Fortaleza, o Campo Democrático, de Guimarães, foi o grande vitorioso da disputa interna. O Campo de Esquerda, de Luizianne, conquistou poucas vagas.