Menu

Com participação de Camilo e Elmano, creche em tempo integral é inaugurada em Tianguá

Foi inaugurada a creche de tempo integral Maria Melyssa Fernandes Rocha, no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A cerimônia, na manhã desta terça-feira (18), contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador Elmano de Freitas (PT), além do prefeito Alex Nunes (PSB).

As obras da creche, que tiveram início há 10 anos, em 2015, estavam paralisadas. A paralisação ocorreu em 2017.

A retomada foi possível por meio da destinação de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), através do Pacto Nacional pela Retomada das Obras da Educação Básica do Governo Federal.

O ministro Camilo lembrou que, quando assumiu o Ministério da Educação (MEC), havia mais de quatro mil obras paradas e que, quando governador do Ceará, “não recebia um centavo do MEC para as obras das escolas”. Camilo foi governador, no seu último mandato, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apenas em Tianguá, segundo o petista, eram três obras paradas. Uma outra creche vai ser entregue em janeiro e uma escola está sendo construída.

“Não queremos nenhum aluno fora da escola pública nesse país. Em dois anos, caímos pela metade”, disse Camilo, comemorando o resultado.

Prefeito agradece o Governo Federal

Em sua fala, o prefeito Alex Nunes afirmou que a obra somente foi possível por conta do Novo PAC anunciado pelo presidente Lula (PT). Ele ressaltou também o papel do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que disse estar sempre com portas abertas para receber os prefeitos.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, também presente, ressaltou a situação em que o atual Governo recebeu as pastas do Executivo.

“Muita gente que estava aqui não acreditava que a creche seria concluída, e hoje estamos aqui para fazer o resgate,” disse.

Outras autoridades políticas, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) e a senadora Augusta Brito (PT), também acompanharam o momento.