Menu

Polícia apreende 30 canários-da-terra usados em rinha no Interior do Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu 30 canários-da-terra e conduziu três homens à delegacia após desarticular uma rinha de aves em Barbalha, no Cariri, na manhã desse domingo (16).

A ação foi realizada pela 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (2ª Cia/BPMA), após denúncia que apontava a ocorrência de disputas ilegais envolvendo pássaros silvestres no Município.

De acordo com a PM, o local funcionava como ponto de encontro para competições clandestinas com animais e atraía grande número de participantes. Ao chegar ao local, os agentes encontraram dezenas de motocicletas e seguiram por uma trilha que levava ao espaço onde as rinhas aconteciam. Parte das pessoas presentes conseguiu fugir ao notar a chegada da equipe.

Além dos 30 canários-da-terra resgatados, os policiais apreenderam 16 caixas de transporte e duas gaiolas adaptadas especialmente para a prática de rinha. As aves foram encaminhadas à ONG BiodiverSe, responsável pela triagem, atendimento veterinário e posterior processo de reabilitação.

O caso foi levado à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, da Polícia Civil do Ceará (PCCE). Na unidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes de maus-tratos contra animais.