A partir desta segunda-feira (17), os candidatos que não puderam comparecer a um ou aos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), por motivos como falhas logísticas, ocorrências climáticas extremas ou doenças infectocontagiosas, já podem solicitar a reaplicação do exame.
O prazo termina ao meio-dia da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.
De acordo com o Inep, todos os participantes que se sentiram prejudicados por fatores externos poderão participar da reaplicação, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. O instituto reforça que haverá apenas uma nova aplicação do exame este ano.
“Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro”, informou o comunicado.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep.
Para análise, o candidato precisa enviar um documento legível, em português, que comprove a situação que impediu sua participação na data oficial do Enem. O arquivo deve apresentar uma data que coincida com o dia da prova perdida.
Candidatos de regiões atingidas por desastres naturais terão a reaplicação garantida. O ministro da Educação, Camilo Santana, citou como exemplo os estudantes de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde o Enem foi cancelado após um tornado devastar 90% da cidade no dia 7 de novembro, segundo a Defesa Civil.
O edital do Enem 2025 também prevê a reaplicação para participantes que enfrentaram problemas logísticos no local de prova ou que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas em qualquer um dos dois dias do exame.
Entre as enfermidades listadas pelo edital estão:
- tuberculose
- coqueluche
- difteria
- doença invasiva por Haemophilus influenzae
- doença meningocócica e outras meningites
- varíola e varíola dos macacos (monkeypox)
- influenza humana A e B
- poliomielite por poliovírus selvagem
- sarampo
- rubéola
- varicela (catapora)
- covid-19
Também podem solicitar reaplicação aqueles que foram afetados por:
- desastres naturais que comprometam a estrutura do local de prova;
- falta de energia que inviabilize a visibilidade da prova;
- erros na execução dos procedimentos de aplicação.
Cada solicitação será analisada separadamente pela equipe do Inep. A participação na nova data só é confirmada após a aprovação do documento enviado. Para os pedidos deferidos, a reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, e o candidato fará apenas a prova referente ao dia em que sua participação original foi impedida.
