Nesta quinta-feira (20), dia da Consciência Negra, o coral cearense Canto Livre Davide Carbone participa da Noite de Inauguração da Árvore de Natal da Praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo.
O grupo é formado por crianças e jovens do Ateliê de Canto Coral da Tapera das Artes.
Às 19h, o concerto tem entrada gratuita e faz parte da programação oficial do Natal do Bem, que marca o início das celebrações natalinas da cidade.
Leia também: Viçosa recebe 1ª Festa Literária de Ibiapaba
O espetáculo divide palco com a Orquestra do Theatro São Pedro, a Orquestra e Coral da EMESP Tom Jobim, o Coro Infantil do Projeto Guri, além de artistas convidados como Paula Lima, Tony Gordon, Simone e Ivan Lins.
“A participação no Natal do Bem marca o início de um novo capítulo para o coral, um momento de celebração da música, da amizade e da gratidão. E, assim, o Coral Canto Livre Davide Carbone se prepara para ecoar sua mensagem de amor e união em uma das noites mais emocionantes do ano em São Paulo”, destaca o grupo, em nota.
A apresentação reúne um repertório natalino especial, e é fruto de um convite feito pelo tenor Davide Carbone, representante da Fundação Andrea Bocelli na América Latina.
Leia também: 15ª Semana Dança Cariri-Festival Internacional começa nesta sexta (14)
O momento também marca a mudança do nome do grupo, que passa a se chamar Coral Canto Livre Davide Carbone, em homenagem ao tenor italiano, parceiro e incentivador da iniciativa.
O renomado tenor Andrea Bocelli será a atração principal da noite, acompanhado de um elenco de grandes nomes da música brasileira e internacional.
O CORAL
O Coral Canto Livre Davide Carbone destaca o potencial transformador da música, transitando entre o erudito e o popular, valorizando também a diversidade cultural brasileira.
Com regência da maestrina Patrícia Marin e coordenação pedagógica do maestro Ênio Antunes, o grupo integra o programa Livres Toques, parte do ciclo pedagógico Musicando com Crianças, que oferece formação musical gratuita para o público infantil.
O coral já dividiu o palco com artistas como Danilo Caymmi, Leila Pinheiro e Flávio Venturini.
A TAPERA DAS ARTES
Espaço multifuncional com 41 anos de história, a Tapera das Artes promove cultura, educação e transformação social nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo.
A iniciativa já alcançou mais de 25 mil pessoas nos últimos 10 anos, por meio de 24 ateliês formativos, organizados em dois eixos: Programa de Educação Coletiva de Música e Formação Cultural e Programa de Tecnologia, Inovação e Profissionalização.
Leia também: Fundação Raimundo Fagner apresenta espetáculo inspirado em Dom Quixote
Beneficiando famílias de baixa renda, com a geração de mais de 80 empregos diretos por ano, a instituição tem apoio local da Prefeitura Municipal de Aquiraz e da Prefeitura Municipal de Mossoró, e em colaboração com escolas públicas das duas cidades.
Nos últimos quatro anos, concedeu bolsas para 400 jovens e mulheres, com patrocínio da Fresenius Kabi e da Lei Federal de Incentivo à Cultura-Rouanet.
