Menu

Confira como funciona o transporte público para o segundo dia de provas do Enem

A aplicação das provas do segundo dia do Enem 2025, que acontece neste domingo (16), vai influenciar o funcionamento do transporte público no Ceará. Para facilitar o deslocamento dos estudantes, ônibus, metrôs e VLTs terão acesso gratuito, além de reforço na frota de coletivos.

No caso dos ônibus, a gratuidade será válida entre 7h e 20h. A frota contará com uma programação especial, incluindo o acréscimo de 18 veículos reservas entre 10h e 20h30, totalizando 507 ônibus em circulação. A distribuição será a seguinte: Parangaba (4), Antônio Bezerra (3), Siqueira (4), Messejana (3), Papicu (2), Conjunto Ceará (1) e Lagoa (1).

Para ter direito ao benefício, é necessário apresentar a carteira estudantil. Cada estudante poderá utilizar duas viagens gratuitas, não cumulativas, garantindo o deslocamento de ida e volta.

Metrô e VLTs

O metrô e os VLTs do Ceará também funcionarão gratuitamente, com grade horária especial para atender os participantes do Enem. Todas as linhas de transporte sobre trilhos estarão em operação, incluindo Fortaleza, Região Metropolitana, Cariri e Sobral.

“Essa é mais uma medida de apoio aos nossos estudantes. O objetivo é garantir mais tranquilidade para os nossos jovens, que terão o segundo dia de prova do Enem. O Ceará tem se destacado com alto índice de participação dos nossos alunos no Enem. E quase 25 mil alunos da rede pública ingressaram no ensino superior nos últimos dois anos. Estamos trabalhando para que consigamos aumentar ainda mais esses números”, afirmou o governador Elmano.

A circulação dos trens terá início por volta das 10h30, ou seja, duas horas e meia antes do fechamento dos portões do Enem (às 13h). Para o retorno, os trens irão operar até aproximadamente 19h30, após o término das provas. Os horários exatos variam conforme a linha e a estação de embarque, e podem ser consultados no site da Metrofor.

A gratuidade é válida para todos os usuários, sem necessidade de comprovante de inscrição no Enem. No entanto, durante a operação especial, não será permitido o embarque de bicicletas em nenhuma das linhas.