Como parte da I ExpoAgro Vale do Jaguaribe, Limoeiro do Norte sediou, nesta sexta-feira (14), a I Rodada de Negócios do Agrojaguaribano. A iniciativa reuniu 16 profissionais, entre empresas compradoras e produtores rurais interessados em ampliar o acesso ao mercado regional.
Organizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae Ceará, a programação contou com segmentos como laticínios, mel, agricultura familiar e agroindústrias locais.
A iniciativa buscou desenvolver estratégias para as dificuldades dos pequenos negócios frente ao mercado de redes varejistas e do setor de alimentação fora do lar.
Entre os compradores, esteve presente o representante da Associação de Bares, Hotéis e Restaurantes de Limoeiro, Roberto Holanda.
“A rodada nos permitiu mapear pequenos negócios que não chegam com a mesma facilidade aos restaurantes e hotéis, abrindo espaço para diversificação de fornecedores e para compras com impacto direto na economia local”, explica Roberto.
O varejo supermercadista também identificou novas oportunidades.
Redes como os Supermercados Pinheiro, que possuem 23 lojas no Ceará, avaliam que, embora já comercializem itens produzidos no Vale do Jaguaribe, a rodada revelou fabricantes que ainda não estavam no radar.
Como destaca Bruno Marinho, gerente de loja do grupo, os produtores do município possuem muito potencial.
“Esse encontro encurta o processo de prospecção e facilita a análise de portfólio, uma etapa que normalmente exige deslocamentos e intermediações”, pontua Marinho.
Já para os produtores rurais e agroindustriais, o evento supriu uma lacuna estrutural. Um dos apontamentos é que a rotina de produção limita a busca ativa por novos mercados.
“A apresentação direta aos compradores, em um ambiente organizado, reduz custos, agiliza negociações e amplia a chance de ingresso em novos pontos de venda”, afirma Marcelo Oliveira, produtor rural.
Os resultados da rodada de negócios serão utilizados para estruturar um calendário permanente de eventos voltados à cadeia produtiva local, é o que explica Alcides Marques, Articulador Regional do Vale do Jaguaribe.

ABERTURA
Com produção de leite no Ceará foi o tema principal, a primeira ExpoAgro Vale do Jaguaribe iniciou ainda na última quarta-feira (12).
Com a presença de autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, o painel de estreia da feira teve como principal reflexão: “a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará?”
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, mesmo com os desafios atuais.
“O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, explica.
