Menu

Girão confirma pré-candidatura ao Governo e diz que Ciro seria nome “incoerente” para a direita

O senador Eduardo Girão (Novo) confirmou ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE, que possui interesse em se candidatar ao Governo do Ceará. O parlamentar é um dos nomes cotados pela oposição para a corrida ao Palácio da Abolição. Ele vai lançar sua pré-candidatura no próximo dia 30 de novembro.

Dentre os outros nomes cotados pelos oposicionistas, está incluso o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB). Girão, diferente de lideranças políticas da direita como André Fernandes (PL) e Capitão Wagner (União Brasil), não apoia uma possível postulância do Ferreira Gomes.

O senador apontou que o apoio à candidatura de Ciro seria “incoerente” para o campo da direita e do conservadorismo. De acordo com o parlamentar do Novo, o ex-ministro estaria sendo um “balão de ensaio” do Roberto Cláudio (União Brasil). O ex-presidenciável já chegou a defender RC para a candidatura ao Governo.

Segundo Girão, o Ciro deve estar pensando em “voos mais altos” e afirmou que gostaria que ele agregasse na sua candidatura “em um projeto diferenciado”. “Seria muita honra, ele nos apoiando”, disse.

Questionado se uma possível candidatura do tucano à Presidência poderia fechar uma chapa com uma candidatura sua ao Abolição, o senador afirmou que é preciso dialogar, já que Ciro tem “uma história de centro-esquerda”.

“Integridade, coragem e coerência”

O parlamentar afirmou que na política é preciso haver um tripé baseado na integridade, na coragem e na coerência. Segundo ele, o campo da direita precisa ser coerente. “Acredito na capacidade de reflexão, mas acredito que não vale tudo para chegar ao poder. Se não tiver que chegar, não tinha que chegar”, disse.

“Não vejo candidato de direita. Acredito que eu represento esses valores dentro do quadro que está aí, mas sou do diálogo. Tendo sempre, claro, os limites éticos de parcerias, mas estou dialogando”, acrescentou.

De acordo com Girão, ele tem conversado com os principais agentes políticos que têm participado da discussão, com exceção de Ciro. “Conversei com o Capitão, com o André Fernandes e com o próprio Roberto Cláudio”, disse.

Como também frisou o pré-candidato, ele já demonstrou que “vai até o fim” em uma possível candidatura. Ele lembrou do pleito do ano passado para a Prefeitura de Fortaleza. “Mesmo sendo tirado de debate e sem tempo de televisão, nós fomos até o fim”, completou.