Menu

15ª Semana Dança Cariri-Festival Internacional começa nesta sexta (14)

A partir desta sexta-feira (14), as cidades de Juazeiro do Norte e Crato vão receber a XV Semana Dança Cariri – Festival Internacional. Até sábado (22), a programação busca transformar novamente o Cariri em um grande palco das mais diversas vertentes da dança.

Serão ao todo 23 espetáculos, entre obras internacionais, nacionais e regionais, e performances.

Totalmente gratuita, a programação conta também com ações formativas e paralelas, além de serviços de acessibilidade. Serão quatro oficinas, uma residência artística, palestra, lançamento de livro, roda de conversa e rodada de negócios.

Durante a semana, o festival vai ocupar o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, CCBNB Cariri, SESC Juazeiro do Norte, Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), CRAI Cariri e a Casa Movimento.

Ao longo de 15 edições, o festival tem construindo uma história de difusão, formação e fruição da dança em todo o Ceará. 

A 15ª edição da Semana Dança Cariri é uma realização do Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio do 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

ABERTURA

No Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, a abertura da 15ª Semana Dança Cariri – Festival Internacional será às 18h.

A noite vai contar ainda com apresentações de escolas de dança. Já às 19h30, sobe ao palco o espetáculo “Ekesa-Sanko”, solo do bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo.

Nesta sexta-feira, começaram também as ações formativas.

A primeira atividade foi a Oficina de Dança de Reisado, com o Mestre Antônio, do Reisado Discípulo de Mestre Pedro (Reisado dos Irmãos), às 9h30, no Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), em Juazeiro do Norte.

Die einen, die anderen, Cia Giradanca. Foto: Brunno Martins

Já neste sábado (15) a programação começa no fim de tarde, às 16h, no CRAI (Juazeiro do Norte), com o espetáculo “Santos de Casa”, da Cia Alysson Amâncio (CE).

E no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, as apresentações começam às 18h30, no Terreiro das Artes com “Dança do Ventre”, de Carla Cavalcante (CE), Baila Cariri (CE) e “Abraço de Urso”, com o Grupo Pisada (PE).

Já no Palco Pequeno do equipamento cultural, Esther Weitzman Cia de Dança (RJ) apresenta o espetáculo “Breve”, às 19h30. Às 9h30 da manhã, no IADC, o público pode participar da Oficina de Dança Afro, com Dilo Paulo.

No domingo (16), quem abre a programação é a Cia Corpus Entre Mundos (DF), com o espetáculo “Alegria”, às 18h30, no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri. Na sequência, se apresenta a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE).

Fechando a programação, Renata Costa (RJ) estará no Palco Pequeno, às 19h30, com o espetáculo “A(s) – isso não é um solo”.