Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra ao longo do mês de novembro, a Porto Iracema das Artes promove uma programação especial, com oficinas, mostra de curtas, feira de artes e destaque para a palestra “Tempo, território e memória: o sagrado que em nós habita”, ministrada pela pesquisadora Leda Maria Martins, referência internacional em cultura afro-brasileira.
O equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM)
LEDA: A PIONEIRA NO ESTUDO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
A palestra com a pesquisadora está marcado para sexta-feira (14) às 19h, no pátio da Escola.
Reconhecida por uma extensa carreira acadêmica, com passagens pelas renomadas New York University e Indiana University, Leda Maria foi pioneira no estudo de performance e literatura afro-brasileira.
As décadas de pesquisa resultaram na produção de obras como “Performances do tempo espiralar: Poéticas do corpo-tela” e “Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá”, marcos na exaltação da cultura negra no Brasil.
Na palestra “Tempo, território e memória: o sagrado em que nós habita”, a dramaturga aprofunda reflexões sobre território, ancestralidade e memória no pensamento indígena e afro-brasileiro, reforçando as relações entre sujeitos, coletividades e territórios.
Durante o encontro, a pesquisadora também realiza o lançamento de seu novo livro “A fina lâmina da palavra” no Nordeste, concedendo sessão de autógrafos.
A obra reúne reflexões da pensadora sobre temas que a instigam e encantam, explorando desde o teatro contemporâneo de Jhonny Salaberg e Dione Carlos ao moderno de Nelson Rodrigues, passando pela literatura de Machado de Assis e Solano Trindade e as artes visuais de Sonia Gomes e Jota Mombaça.
A coletânea, que pode ser lida como uma antologia da poética negra, revela a força e a amplitude do pensamento de Leda Maria Martins.
Gratuito e aberto ao público.
MAIS ATRAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO
Outras atrações integram a programação especial do mês da Consciência Negra da Porto Iracema, incluindo
oficinas, mostra de curtas e feira de artes.
Entre os destaques, está a aula de Dancehall Female com o projeto Di Gyal Dem Rise, que convida o público a vivenciar a força e a sensualidade das danças de matriz jamaicana.
A Feira Negra de Fortaleza, por sua vez, transforma o pátio da Escola em um espaço de encontro entre arte, ancestralidade e empreendedorismo afro-brasileiro.
A programação segue com o Cineclube Âncora, que exibe a mostra especial “Perspectivas Negras”, e a oficina de Música Eletrônica com Hardware, ministrada por Uirá dos Reis.
O público também poderá conferir uma exposição de fotos e exibição de curtas produzidos por alunos da EEFM Clóvis Beviláqua, que retratam cenários e experiências do cotidiano sob o olhar dos estudantes.
Finalizando o mês, o Sarau Mareação convida a comunidade artística a compartilhar performances, poemas e rimas em um ato coletivo de expressão e resistência.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
- 13/11 – Dança: Aula de Dancehall, com o Projeto Di Gyal Dem Rise (Milena Gomes, Pamella
Julião e Rayany Gomes) às 18h30 no Pátio da Escola Porto Iracema das Artes para crianças em torno de 12 anos.
A aula explora a vertente da dança jamaicana “Dancehall Female”, que se baseia no movimento wine, caracterizado pela rotação dos quadris. - 14/11 – Artes visuais e Palestra: a Feira Negra de Fortaleza ocorre das 16h às 20h, no pátio da escola com classificação livre. O evento é voltado à comercialização e divulgação de produtos e serviços ligados à arte e à cultura afro-brasileira. Além da palestra “Tempo, território e memória: o sagrado que em nós habita” e do lançamento do livro “A fina lâmina da palavra”, com Leda Maria Martins às 19hrs no mesmo local.
- 18/11 – Cinema: Cineclube Âncora – Sessão Especial “Perspectivas Negras” 18hrs no Auditório da Porto Iracema das Artes direcionado ao público com 14 anos de idade. A atividade exibe curtas-metragens produzidos ou dirigidos por artistas
negros. Após as exibições, será realizado um debate sobre cinema, negritude e decolonialidade. - 24, 25 e 26/11 – Música: Oficina “Música Eletrônica com Hardware – Composição e Fruição”, com Uirá dos Reis às 14h30 na Sala de Música da Porto Iracema para adolescentes de 16 anos de idade. A programação possui 10 vagas, conforme ordem de chegada.
- 27/11 – Artes visual e audiovisual: Exposição de fotos no pátio da escola e exibição de curtas produzidos por alunos da Escola Clóvis Beviláqua no auditório da Escola Porto Iracema das Artes das 15h às 17h. Além do Sarau Mareação às 18h30 em celebração do ciclo do Percurso Básico de Teatro que se encerra.
Toda programação é aberta ao público com acesso gratuito.
