Menu

COP30: Proteção Animal poderá receber recursos do BNDES e BNB

A pauta da proteção animal também participa da COP30, em Belém. Ao Opinião CE, a assessora especial da Secretaria Estadual da Proteção Animal do Ceará (Sepa), Sheirle Martins, afirmou que a pasta também poderá receber recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste (BNB).

Nesta quarta-feira (12), o Opinião CE noticiou que os bancos anunciaram um investimento conjunto de R$ 100 milhões, pelos próximos cinco anos, para a preservação, recuperação e uso sustentável da Caatinga.

Sheirle ressaltou que as políticas para os animais também fazem parte do objetivo de mitigar as mudanças climáticas. Ela criticou que o tema não está sendo debatido nos painéis da Conferência.

“Eles [os animais] são de suma importância. Tanto os pets como os silvestres”, disse.

Leia mais | Combate ao tráfico de animais silvestres ajuda no reflorestamento, diz coordenadora da Sepa

Sobre os animais domésticos, ela frisou, inclusive, que eles fazem parte da saúde pública, que está inclusa nas políticas de mudanças climáticas.

De acordo com a assessora especial, o Ceará já trabalha esse tema, mas “o Brasil ainda tem muito a aprender”.

“É de suma importância que, nesse momento tão grandioso, teria que estar sendo debatido em todos os painéis, todos os estados e pelo presidente [Lula]”, acrescentou.