A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) emitiu uma nota de que o incêndio no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) ocorreu na na subestação de energia do local.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos.
Por medida de precaução, os pacientes estão sendo retirados em segurança e transferidos para outras unidades das Redes estadual e municipal.
“A Sesa informa que a situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas”, diz nota.
A Secretaria agradeceu a todos os profissionais envolvidos na operação, às forças de segurança e à população do entorno, que colaboraram com solidariedade e rapidez diante da ocorrência.
BÊBES RETIRADOS DO LOCAL
Imagens que circularam nas redes sociais mostraram muita fumaça e pacientes sendo retirados do hospital, incluindo crianças sendo transportadas em incubadoras.
Populares e trabalhadores ajudaram no resgate de bebês, que levados inicialmente com as mães ao Centro Municipal de Pequenos Negócios, popularmente conhecido como Beco da Poeira.
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é uma unidade terciária de alta complexidade da rede pública do Ceará, referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia.
A instituição se consolida como o hospital mais antigo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Entre seus serviços especializados estão o Banco de Leite Humano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o Serviço de Medicina do Trabalho e o Centro de Estudos e Pesquisa.
O hospital também oferece iniciativas voltadas para mães e bebês, motivo de a unidade ter crianças no momento do incêndio. Entre esses serviços estão o Programa de Atendimento Domiciliar, o Método Canguru e a Casa da Gestante.
