Menu

Ministro chama o “Consórcio da Paz” de “politiqueiro” e elogia integração do Nordeste

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, fez uma crítica direta ao chamado “Consórcio da Paz”, formado por governadores de perfil conservador, e elogiou a postura dos estados nordestinos, que têm atuado de forma integrada em torno da agenda do desenvolvimento sustentável.

A fala foi feita durante apresentação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica em painel na COP30, na Zona Verde do evento.

“Oxalá todos os estados se juntassem em consórcios como este, pensando no desenvolvimento sustentável. Enquanto o Nordeste faz isso, temos governadores fazendo consórcio transformando a segurança pública em uma pauta eleitoreira”, afirmou o ministro, em referência ao Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região.

A declaração foi interpretada como uma alfinetada ao grupo de governadores da direita, que recentemente lançaram o Consórcio da Paz com foco em políticas de segurança pública e combate ao crime organizado. A iniciativa, criado logo após megaoperação no Rio de Janeiro e articulada por sete chefes de Executivos estaduais de partidos de oposição ao Governo Federal, vem sendo vista por aliados do Planalto como uma movimentação com interesses políticos e eleitorais para 2026.

O projeto visa trocas de informações de inteligência, apoio financeiro e contingente policial no combate ao crime organizado.

Ações cooperativas

Ao elogiar o Consórcio Nordeste, Vinícius Marques destacou a importância de ações cooperadas entre estados que priorizem a sustentabilidade, a transparência e o desenvolvimento regional equilibrado.

O ministro também ressaltou o papel do Nordeste como referência nacional na criação de consórcios públicos de cooperação intergovernamental, voltados a áreas como saúde, educação, meio ambiente e inovação tecnológica.

A fala de Vinícius Marques de Carvalho ocorre em meio à intensificação das articulações regionais entre governadores de diferentes espectros políticos, que buscam consolidar alianças e visibilidade nacional a menos de dois anos das eleições de 2026.

Plano Brasil Nordeste

O Plano Brasil Nordeste é um documento que reúne estratégias conjuntas dos nove estados da região para impulsionar o desenvolvimento verde, reduzir desigualdades e atrair investimentos em inovação e energia limpa.

O lançamento, realizado na terça-feira (11), liderado pelo Consórcio Nordeste, contou com a presença de governadores, secretários estaduais e representantes do Governo Federal. A proposta é consolidar o Nordeste como referência em transformação ecológica, com projetos voltados à transição energética, segurança hídrica, bioeconomia e infraestrutura sustentável.

O Consórcio articula ações conjuntas entre Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.