O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), cumpriu nesta terça-feira (11) uma série de compromissos na COP30, em Belém (PA), com foco em fortalecer as ações de sustentabilidade e adaptação climática da capital cearense.
Conforme apurado pelo Opinião CE, que realiza a cobertura especial do evento, a agenda incluiu reuniões com organismos internacionais e participação em painéis estratégicos na chamada Zona Azul, espaço oficial da conferência sob gestão da ONU.
Pela manhã, Evandro participou do Painel Prefeitura de Fortaleza, realizado no auditório Cumaru, onde apresentou as principais iniciativas da cidade no enfrentamento aos efeitos da crise climática. No local, são realizados alguns dos principais debates com autoridades brasileiras. Logo após o evento, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou de uma agenda no espaço.
Os dois se encontraram no corredor de acesso e Evandro foi apresentado à ministra por meio da secretária do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará, Vilma Freire, que também o apresentou, posteriormente, ao embaixador da COP, André Corrêa do Lago. Evandro e Marina devem ter uma reunião em Brasília para alinhar ações para Fortaleza. O prefeito se comprometeu a integrar o Pacto Pelas Cidades Verdes Resilientes, lançado pelo Governo Federal.
O prefeito destacou os avanços nas políticas de mitigação e adaptação, como o Mutirão contra o Calor Extremo, os projetos de arborização e a ampliação de áreas verdes urbanas.

C40 em foco
No início da tarde, Evandro se reuniu com o diretor-executivo da rede global de cidades C40, Mark Watts, em um encontro voltado à captação de recursos e parcerias para financiar novas ações de resiliência urbana e transição ecológica. O C40 é uma das principais plataformas de cooperação internacional entre grandes centros urbanos comprometidos com a neutralidade de carbono.
Encerrando o dia, o prefeito participou do painel Mutirão contra o Calor Extremo, realizado na Special Event Room 3, também na Zona Azul. O programa, referência nacional, busca reduzir os impactos das ilhas de calor em bairros mais vulneráveis, aliando medidas ambientais e sociais.
Na oportunidade, Evandro lançou o Observatório de Riscos Climáticos na COP30, plataforma georreferenciada que permite o monitoramento contínuo e a análise de dados para formulação de políticas públicas voltadas a prevenir, mitigar e enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos.
Participação da equipe
Durante toda a sua participação, Evandro esteve acompanhado de sua equipe, com destaque para a gerente de Planejamento no Ipplan, Dalila Menezes, e para João Vicente, secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza. Dalila mediou a primeira agenda com a participação de Evandro na COP e também fez a tradução dos diálogos entre Evandro e as lideranças internacionais.
Além disso, representou o prefeito em uma Rodada com Bancos de Desenvolvimento para financiamento, logo pela manhã. Em sua avaliação, a agenda de Evandro na COP foi positiva e abriu uma conversa inicial para a gestão avançar na cooperação com essas entidades. “Ficaram muitos encaminhamentos para um segundo momento”, relatou.
Cidades Verdes Resilientes
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou, na segunda-feira (10), durante a COP30, o Pacto pelas Cidades Verdes Resilientes. O objetivo foi convocar novos municípios a aderirem ao programa homônimo, uma iniciativa federal criada em 2024 para aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima.
O lançamento ocorreu durante o diálogo “Cidades Verdes Resilientes: Enfrentando o calor extremo”, no auditório Jandaíra do Pavilhão Brasil, e reuniu representantes governamentais e da sociedade civil.

