Menu

Ceará ganha novas empresas certificadas no SISBI durante a Expoece 2025

Durante a abertura da 69ª Expoece, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou a certificação de cinco novos estabelecimentos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), permitindo que suas produções sejam comercializadas em todo o país. A cerimônia foi realizada na noite do último domingo (9), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

As empresas Tijuca Alimentos, Pole Alimentos, Só Tilápia, MN Distribuidora de Frutos do Mar e Laticínio Belo Vale passam a ter o reconhecimento nacional do sistema, que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e garante equivalência ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso assegura a qualidade sanitária dos produtos e padroniza os procedimentos de inspeção de produtos em todo o país.

Em seu discurso, Elmano destacou o papel da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) na conquista.

“[Melhoramos] com o concurso e na estrutura. Porque sem isso não tínhamos a certificação do SISBI, não teríamos o Ceará livre de febre aftosa, não teríamos vacinação. Sou grato aos servidores da Adagri e aos produtores”, destacou o governador.

Com a nova adesão, o Ceará passa a contar com 12 estabelecimentos credenciados ao SISBI. O sistema permite que as empresas comercializem seus produtos em todo o território brasileiro, ampliando o alcance do mercado e fortalecendo o setor agroindustrial cearense. O número representa um aumento de 71% nas empresas cearenses aptas a comercializar seus produtos em todo o território nacional.

movimenta cerca de 30 mil pessoas circulando em um único dia (Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil)

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, reafirmou o compromisso do governo em ampliar o apoio ao setor.

“Reassumimos o compromisso de gerar cada vez mais oportunidades para os produtores, fortalecendo a parceria com o setor agropecuário“, disse.

Durante o evento, o presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Almeida Braga, destacou o crescimento da Expoece.

“Sempre tivemos um número expressivo de animais. Hoje, são mais de 500 bovinos e 11 pavilhões lotados. Em 2019 tínhamos 54 empresas; em 2022 foram 114; em 2024, 242; e agora, 312. Além de festa, a geração de emprego movimenta cerca de 30 mil pessoas circulando em um único dia”, ressaltou.