Menu

Artistas do circo: simpósio em Fortaleza terá grupos de trabalho e residências artísticas

A programação gratuito promove o diálogo entre artistas e pesquisadores de diferentes gerações. Foto: Divulgação

O I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses (I SNIC) será realizado de 10 a 13 de novembro em Fortaleza e, no dia 15 de novembro, em Canoa Quebrada, Aracati (CE). O evento gratuito promove o diálogo entre artistas e pesquisadores de diferentes gerações, como Zezo Oliveira, Fátima Pontes, Edmar Cândido e Eric Vinícius.

A programação inclui grupos de trabalhos e residências artísticas, seminários, além de apresentações de pesquisas seguidas de performances.

“São quatro dias de atividades, todas voltadas para uma reflexão sobre a construção de estruturas formativas e de partilhas de processo sobre os trabalhos que vêm sendo realizados na cena contemporânea”, definiu Ana Vieira, uma das idealizadoras do simpósio.

PROGRAMAÇÃO

Em Fortaleza, as atividades se concentram na Vila das Artes – Escola Pública de Circo.

  • Segunda-feira (10): abertura oficial do SNIC a partir das 9h. Na sequência, inicia o primeiro Grupo de Trabalho e Residência Artística com o tema Conversação sobre Escolas de Circo e Formadores com o condutor Zezo Oliveira, Mestre em Educação e Pesquisador, um dos fundadores da Escola Pernambucana de Circo e diretor da Escola Nacional de Circo/Funarte (2005-2013).
  • Terça-feira (11): seminário às 9h30 sobre sobre Políticas Públicas para o Circo com Zezo Oliveira, a coordenadora da Escola Pública de Circo, Júlia Sarmento, e a diretora do Festival Internacional de Circo do Ceará, Giza Diógenes. À tarde, o segundo GT aborda Educação em Circo como Prática Artística e de Transformação Social, com os artistas circenses e diretores do coletivo Fuzuê, Edmar Cândido e Eric Vinícius.

  • Quarta-feira (12): seminário de manhã sobre a Ampliação dos espaços de formação em Circo no Estado do Ceará com Edmar Cândido e Fátima Pontes, que há 27 anos coordena a área executiva e artística da Escola Pernambucana de Circo.  Á tarde, Fátima lidera o grupo de trabalho Pedagogia Engajada – Inspiração Circo – Construindo Currículos Criativos e Participativos, focado na realização de um projeto para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

  • Encerramento dos três dias de atividade: das 20h às 21h, acontecem os birôs Comunicação-Performance com Gil Rodrigues, um aerelista que constrói a sua dramaturgia a partir da pesquisa; Manguezil, que trabalha na mesma linha de desenvolvimento de Gil; e Rafael Abreu, que trabalha com dança e o circo.

  • Quinta-feira (13): na Vila das Artes, se dá o encerramento dos grupos de trabalhos 2 e 3 pela manhã e pela tarde, respectivamente.

Em Canoa Quebrada (Aracati/CE), a programação ocorre na quinta-feira (13) com o seminário Pedagogias Circenses, com Fátima Pontes e Ana Vieira,  doutoranda em Educação pela Universidade de Lisboa e Gestora da Sankofa Gestão Cultural, Educação e Pesquisa.

Além disso, Edmar Cândido e Eric Vinícius vão compartilhar, nos dias 11 e 13 na Vila das Artes, suas experiências de formação com uma proposta mais fluída e aberta, abordando ainda o desenvolvimento da técnica a partir dos treinos e do diálogo com a construção dramatúrgica.