O Governo do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com a AWS — braço de tecnologia da Amazon —, anunciou cursos gratuitos com 30 mil vagas para inteligência artificial e tecnologia em nuvem. A iniciativa foi lançada no palco TEC da Feira do Conhecimento, nesta sexta-feira (7).
A ideia é capacitar empreendedores, pequenos empresários e estudantes. Caso a demanda inicial das 30 mil bolsas seja ultrapassada, aliás, poderá haver uma ampliação do programa, como explicou o presidente da Etice, Hugo Figueiredo. “O Ceará vai poder crescer ainda mais com a disseminação deste conhecimento”, ressaltou.
Para se inscrever, é só acessar o site da AWS, clicando neste link.
Totalmente gratuito, o conteúdo, em português, aborda temas como inteligência artificial generativa, aprendizado de máquina, fundamentos de nuvem, inovação e transformação digital.
O formato é híbrido, mas, sob demanda, pode ser 100% on-line. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão emitido pela AWS.
No dia 11 de novembro, um evento on-line com mais detalhes sobre o programa e suas trilhas de aprendizado será realizado. Mais informações serão divulgadas em breve, de acordo com o Executivo estadual.
Programa Treina Brasil
A iniciativa, conforme divulgou o Governo, faz parte de um esforço nacional da AWS que prevê a formação de um milhão de pessoas até 2028, preparando estudantes, profissionais e empreendedores para atuar na economia digital por meio do programa “Treina Brasil”.
No Centro de Eventos do Ceará, a cerimônia, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), contou com a presença, além do presidente da Etice, de Andressa Reguini Sinenberg, gerente sênior de Programas da AWS na América Latina; e de Luiza Pacheco, coordenadora do IRISLab, o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.
Segundo Andressa, a prioridade da AWS é democratizar o acesso à tecnologia. “As carreiras hoje não são mais lineares, e a capacitação é uma necessidade constante. A própria AWS tem dificuldade de encontrar pessoas para trabalhar com preparo adequado”, disse, reconhecendo a importância do domínio da IA.
“O empregado que domina IA, por exemplo, tem mais possibilidade de colocação no mercado”, afirmou.
Segundo ela, 40% das empresas da América Latina já usam IA, um número próximo dos perfis europeus. Além disso, 95% das empresas que implementam IA têm aumento de receita.
