Nesta sexta-feira (7), durante o segundo dia da Feira do Conhecimento 2025, foram premiados nomes da inovação, tecnologia e empreendedorismo no Estado. O público é formado por representantes de startups, instituições de ensino, empresas, projetos e personalidades que impulsionam o ecossistema de inovação cearense.
A premiação Ceará Awards 2025, realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), chegou à sua quarta edição neste ano de 2025.
Pessoas, empresas e projetos foram premiados em 15 categorias, contemplando desde professores e mentores inspiradores até startups e comunidades de inovação que vêm transformando o Ceará por meio da criatividade e da tecnologia.
Durante a cerimônia, comandada pela humorista Aurineide Camurupim, foram revelados os vencedores com base no reconhecimento do talento, da inovação e do impacto positivo de iniciativas que, segundo o Governo, fortalecem o ecossistema cearense de empreendedorismo e tecnologia.
O prêmio combinou votação popular e análise técnica de um júri especializado, garantindo uma escolha representativa dos principais agentes de transformação do Estado.

Resultados do Ceará Awards 2025
Na categoria Startup do Ano, o destaque ficou para a TrilhaEdu, enquanto a Startup Destaque foi a Verboo. Já a categoria Startup de Impacto Socioambiental premiou a empresa Empoderar-Te pela contribuição ao desenvolvimento sustentável e às soluções de impacto positivo.
O prêmio de Ambiente de Inovação foi concedido ao Unifor Hub, e o de Comunidade Destaque reconheceu o Monólitos Valley pela atuação colaborativa no fortalecimento do ecossistema.
Na categoria Empresa Inovadora, o troféu foi para a M. Dias Branco, em reconhecimento ao investimento contínuo em inovação aberta.
Entre as iniciativas institucionais, Iniciativa Destaque foi o Programa Social Lab | Social Brasilis, e Universidade Empreendedora teve como vencedora a Universidade de Fortaleza (Unifor), pelo incentivo à formação de novos empreendedores. Na categoria Professor(a) Empreendedor(a), o reconhecimento foi para a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Maria da Conceição Ferreira de Oliveira, por inspirar alunos e projetos de empreendedorismo.
O título de Mentor Cearense do Ano ficou com Moisés Santos, enquanto o de Mentor Nacional do Ano foi para Fábio Ortiz, e o de Mentora Cearense do Ano foi entregue a Manú Oliveira.
Já o prêmio de Coworking Parceiro foi concedido ao Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados (Ninna) pelo estímulo à colaboração e à criação de negócios inovadores.
O Laboratório de Inovação Pública premiado foi o Laboratório de Inovação e Dados – ÍrisLab, pela aplicação criativa de soluções tecnológicas voltadas à gestão pública. Na categoria Herói ou Heroína do Ano, o destaque foi Martonio Mendes, reconhecido pelo trabalho voluntário em prol do ecossistema.
