O Governo do Ceará deu início, nesta sexta-feira (7), a mais uma edição da Operação Integração Saturação Total. A mobilização envolve mais de 800 agentes de segurança em todo o Estado, sendo 224 deles atuando na Capital. O ponto de partida das equipes em Fortaleza foi a praça da Lagoa de Parangaba.
À frente da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá acompanhou o início das ações. Segundo ele, serão 806 policiais, entre militares, civis e penais, para reforçar o patrulhamento já existente. “É um policiamento extraordinário, feito por profissionais voluntários em seus dias de folga, que recebem remuneração para isso e nos auxiliam”, destacou.

No total, a operação coloca 806 agentes, 202 viaturas e 145 motocicletas adicionais nas ruas. O secretário ressaltou a importância da atuação conjunta e do comprometimento das forças. “Esse é um momento em que alinhamos estratégias, mas também agradecemos a cada policial por sua dedicação e pelo compromisso de proteger a população”, afirmou.
FOCO NA PREVENÇÃO
O principal objetivo da operação é coibir crimes violentos letais e intencionais (CVLIs), além de enfraquecer a atuação de facções criminosas. Conforme o secretário, o trabalho é planejado com base em informações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). “A superintendência nos apresenta diagnósticos com os horários e locais de maior incidência criminal“, explicou.

O titular da SSPDS também destacou os resultados obtidos nos últimos meses pelas Forças de Segurança do Estado. “De janeiro a setembro, foram 1.851 presos ligados a organizações criminosas, 2.148 detidos por homicídio e 3.100 por roubo ao patrimônio. Isso representa, em média, cerca de 100 prisões por dia“, detalhou.
AÇÃO CONJUNTA
Durante a solenidade de partida das equipes, Roberto Sá esteve acompanhado do titular da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque; do delegado-geral da Polícia Civil (PCCE), Márcio Gutierrez; do comandante-geral da Polícia Militar (PMCE), coronel Sampaio; além de outras autoridades estaduais.
