Menu

Inácio Arruda destaca relevância da Feira do Conhecimento na divulgação científica

Foto: Luara Baggi/MCTI

Com o objetivo de valorizar a pesquisa e a ciência, a nona edição da Feira do Conhecimento teve início no Ceará. Entre esta quinta-feira (6) e o sábado (8), o evento, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), ocorre no Centro de Eventos.

Inácio Arruda (PCdoB), secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, ressaltou que o evento é relevante para a divulgação da ciência promovida nas universidades cearenses.

De acordo com Inácio, a feira tem o objetivo de mostrar à sociedade o que é feito nas universidades, já que “há um questionamento do valor e da importância da ciência” no Brasil.

O secretário, ainda em sua fala, criticou “setores” da sociedade que negam a ciência “não porque desconhecem, mas porque não querem que a população usufrua do grande benefício que a ciência traz”.

Conforme ele, a feira tem dois grandes objetivos. O primeiro é fazer com que as empresas possam promover inovação tecnológica dentro de suas indústrias e lojas. “Em qualquer lugar, a ciência vai transformar a produção e melhorar a qualidade do produto”, afirmou.

O outro objetivo, como prosseguiu, é fazer com que os alunos compreendam a dimensão do setor de pesquisa.

“Ao conversar com estudantes e eles se depararem com o que pode ser feito, as grandes possibilidades que podem desenvolver, eles são conquistados”, acrescentou.

Durante os três dias do evento, os pesquisadores podem apresentar suas inovações em estandes.

Também presente no evento, o presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Cleyton Monte, frisou que a feira é um espaço de encontro em que os jovens podem se deparar com o que é produzido na pesquisa cearense. “Temos na feira toda uma rede de produção de pesquisa e inovações”, disse.

Segundo ele, a feira está ligada à “produção de conhecimento, inovação e tecnologia”. “É o que a gente acredita, e por isso o Centec é parceiro da Secitece nesse evento de grande porte, que busca atrair principalmente a juventude”, finalizou.