A Prefeitura de Fortaleza vai distribuir calçados para todos os alunos da rede municipal de ensino a partir de 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Leitão em vídeo publicado nas redes sociais. Conforme a gestão, os estudantes do 1º ao 9º ano receberão tênis escolares, enquanto as crianças dos anos iniciais terão alpargatas.
“Estamos aqui inaugurando uma quadra, ao lado dos secretários e vereadores, para dar mais opções de lazer aos nossos estudantes, mas o gol de placa hoje é anunciar que no próximo ano distribuiremos tênis e calçados para todos os alunos da rede municipal de ensino”, ressaltou.
Ver essa foto no Instagram
A ação faz parte de um conjunto de investimentos voltados à melhoria da educação pública, que já inclui novo fardamento, cardápio atualizado, salas climatizadas e reformas nas escolas.
Conforme o prefeito, a iniciativa contemplará todas as crianças matriculadas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos dos anos iniciais receberão alpargatas, enquanto os estudantes do 1º ao 9º ano serão beneficiados com tênis escolares.
A ação soma-se a outros investimentos realizados pela Prefeitura para melhorar a qualidade da educação, como a entrega de novos uniformes, a ampliação do cardápio alimentar nas escolas, a climatização das salas de aula e as obras de construção e reforma das unidades de ensino.
A declaração foi feita durante inauguração da quadra poliesportiva da Escola Municipal João Nunes Pinheiro, no Conjunto Ceará. A nova estrutura beneficiará 670 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A obra da quadra estava paralisada há mais de um ano e foi retomada em julho de 2025 pela atual gestão. A reforma incluiu a pintura do espaço, a substituição do telhado e a instalação de equipamentos essenciais, como traves de futsal, tabelas de basquete e postes de vôlei, além da criação de um parquinho para as crianças.
Outras entregas
O prefeito inaugurou, também nesta quinta, o Centro de Educação Infantil Luizie Torquato Costa, no bairro Autran Nunes. A obra teve um investimento de mais de R$ 6 milhões em estrutura, equipamentos e mobiliário. Conforme a Prefeitura, o CEI, que estava entre obras paralisadas na gestão anterior, possibilitará o pleno desenvolvimento, garantindo mais comodidade para as famílias.
A unidade tem capacidade para atender 180 crianças, de seis meses a três anos de idade, e conta com berçário, sala de amamentação, banheiros acessíveis e climatização em todos os ambientes.
“Estamos pautando uma agenda nacional, com creche com berço, escola climatizada, alimentação para professores, só em Fortaleza. Creche com berço dá mais trabalho? Sim, é mais exigente, o custo é maior, mas o governo determinou. Creche tem que ter berço. Então, fico muito honrado de estar nesse lugar e ter um prefeito que apoia. Fortaleza é a única capital do Brasil, a única cidade que tem alimentação para professor. Creche climatizada não existe no Brasil, nas capitais especialmente”, ressaltou o secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar (PDT).
