Menu

Amazon lança programa para formar 30 mil pessoas em IA e nuvem até 2028 no Ceará

A Amazon Web Services (AWS) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) anunciaram o AWS Treina Brasil, programa nacional que pretende capacitar 1 milhão de pessoas em inteligência artificial (IA) e tecnologia em nuvem até o final de 2028. Somente no Ceará, são 30 mil vagas.

O projeto oferece treinamentos gratuitos e online, voltados a estudantes, empreendedores e pequenas e médias empresas, com o objetivo de impulsionar a transformação digital no país.

O lançamento será realizado durante a Feira do Conhecimento, evento promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que acontece entre esta quinta (6) e sábado (8), no Centro de Eventos do Ceará.

Os interessados já podem se registrar no site awstreinabrasil.ontidwit.com. A plataforma reúne conteúdos sob demanda sobre temas como IA generativa, aprendizado de máquina, computação em nuvem, inovação e transformação digital, com trilhas de aprendizagem que vão do nível básico ao avançado.

Ao final das capacitações, os participantes recebem certificados de conclusão e podem se preparar para as certificações oficiais da AWS.

FdC 2025 celebra o protagonismo do Ceará na inovação e no conhecimento. Foto: Jade Queiroz/MTUR

Segundo o presidente da Etice, o programa reforça o compromisso do Ceará em qualificar sua mão de obra tecnológica.

“O mercado de tecnologia da informação vem crescendo no Brasil e no mundo, e o Ceará precisa qualificar sua mão de obra para ocupar esses espaços. Por isso, a importância dessa oportunidade oferecida pela AWS em parceria com o governo do Estado. Isso significa maior geração de emprego e renda para nossa juventude.”

Mercado em transformação

Conforme o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, o avanço tecnológico e a transição verde estão remodelando o mercado de trabalho global. As competências digitais, especialmente em inteligência artificial e big data, devem se tornar as mais demandadas nos próximos anos.

“É por essa razão que devemos unir forças para desenvolver os talentos e capacidades necessários ao desenvolvimento econômico e à inovação, criando treinamentos gratuitos e acessíveis de qualquer lugar do País”, destacou Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil.

Um levantamento da IDC aponta que 65% das empresas latino-americanas enfrentam dificuldades para recrutar e reter talentos digitais. Para reduzir essa lacuna, a AWS investe, desde 2020, centenas de milhões de dólares em programas de capacitação global. A meta inicial era formar 29 milhões de pessoas até 2025, mas esse número já ultrapassa 31 milhões de participantes em mais de 200 países.

Como parte das ações do Treina Brasil, a AWS também promoverá, no próximo dia 11, um evento online sobre fundamentos da IA generativa, suas aplicações práticas nos negócios e novas oportunidades de carreira no setor.