A Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) está prevista para ser finalizada em 2028. Com as obras realizadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), estão em construção cinco estações, ligando o Centro ao Terminal do Papicu. Há previsão, porém, de mais três estações. As paradas estariam localizadas próximas à Praça da Sé, em frente à Catedral Metropolitana; na Praça Luiza Távora; e na Rua Leonardo Mota.
Ao Opinião CE, a Seinfra afirmou que a inclusão das estações ainda está em estudo pela equipe técnica da pasta, que analisa a viabilidade operacional e financeira. Não há prazo definido para a conclusão do estudo.
A Seinfra participou do “Arquitetura e Urbanismo em Debate”, evento promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Na ocasião, a pasta fez uma apresentação em que há a previsão de construção das outras três estações.
Possíveis novas estações
As cinco estações que estão incluídas atualmente no projeto são: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.
As duas primeiras paradas, localizadas no Centro da cidade, podem ser transitadas pela população a pé, sem necessidade de pegar o trem, devido à proximidade.
Entre a Chico da Silva e o Colégio Militar, há uma distância de 2.690 metros. A criação da estação da Sé poderia reduzir o intervalo entre as paradas, já que estaria localizada na metade do trajeto. O mesmo ocorreria com a estação da Luiza Távora, entre o Colégio Militar e a Nunes Valente, reduzindo o trecho de 1.765.
Já os 2.200 metros de diferença entre a Nunes Valente e o Papicu poderiam ser cortados pela estação Leonardo Mota, que diminuiria o trecho para cerca de 750 metros da Nunes Valente e cerca de 1.400 metros do Papicu.
Linha Leste do Metrô
Em entrevista ao Opinião CE no último mês de maio, o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, já havia ressaltado que a Linha Leste seria entregue em 2028 e que o prazo não seria ampliado.
“É final de 2028 e ponto final, até porque é uma obra já com alguns prazos não cumpridos”, disse sobre a obra, que já se estende desde 2014.
A distância total da linha, que ligará o Centro de Fortaleza ao bairro Papicu, é de 7,3 km.
A primeira etapa das obras, entre as estações Chico da Silva e Colégio Militar, foi concluída no último dia 12 de maio.
Com 120 metros de comprimento e pesando mais de 1.000 toneladas, a TBM 02, o “tatuzão”, que está localizada a aproximadamente 30 metros de profundidade, foi responsável por implantar 1.156 anéis de concreto – as chamadas “aduelas” – nas paredes do túnel, que possui seis metros de diâmetro.
