O deputado federal José Guimarães (PT) foi lançado como pré-candidato ao Senado nesta quarta-feira (5). Em Brasília, o parlamentar discursou em um evento com mais de 50 prefeitos cearenses, após o presidente do PT no Ceará, Antônio Filho “Conin”, o lançar como possível postulante pelo partido.
Segundo Guimarães, o candidato ao Senado pelo grupo governista no Estado precisa estar “à altura do que é o senador Cid Gomes”. O líder máximo do PSB cearense encerra seu mandato de oito anos em 2026 e já afirmou não ter pretensão de concorrer à reeleição. O deputado federal Júnior Mano (PSB) é o nome que Cid tem defendido.
“Precisa ser alguém que tenha representatividade política para representar o Ceará no Congresso Nacional e, especialmente, no Senado. Tem que ter credibilidade perante o país e o ambiente político”, disse Guimarães, sem citar o nome de outros possíveis candidatos.
Conforme o líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, todos o respeitam no Congresso. “Sabem do nosso trabalho. Sem mudar de lado, mas negociando, conversando. Esse é o papel do senador”, afirmou.
Ainda como opinou o legislador, apesar de “todo mundo ter o direito”, o candidato ao Senado “não pode ser qualquer um”. “Tem que ser os melhores, mais qualificados para representar o Ceará em Brasília”, finalizou.
Além dele e de Júnior Mano, aparecem como pré-candidatos ao Senado nomes como o também deputado federal Eunício Oliveira (MDB), o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho (PSD), o ex-senador Chiquinho Feitosa (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira (sem partido).
Apoios ao nome de Guimarães
Conin, que lançou a candidatura do petista, disse que o fato de Guimarães concorrer à vaga é “um projeto para o Ceará” e que “não pode ter volta”.
O dirigente partidário afirmou ainda que a pré-candidatura representa a continuidade do projeto em andamento de “aproximar Brasília do Ceará”.
“A direita está meio atordoada, mas está buscando uma saída”, ponderou Conin, reforçando a necessidade das alianças políticas. “Eleger o presidente Lula e garantir a reeleição do Elmano são responsabilidades de todos nós.”
A fala foi feita ao lado de deputados estaduais, como De Assis Diniz e Pedro Lobo, e do prefeito de Quixeramobim e antigo adversário político, Cirilo Pimenta, do PSB.
Filiado ao partido de Cid e de Júnior Mano, Cirilo disse que a eleição de Guimarães ao Senado seria de “extrema importância” para o Estado.
“Sou o primeiro eleitor dele e quero que a primeira ação de campanha dele seja na nossa terra, Quixeramobim”, disse o prefeito.
Também marcaram presença petistas pré-candidatas à Câmara Federal, como a hoje senadora Augusta Brito, e à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), como Laís Nunes, ex-prefeita de Icó.
Com informações de Rodrigo Rodrigues.
