O Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza, válido pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contará com ampla mobilização das forças vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e órgãos parceiros. A partida, marcada para as 20 horas desta quinta-feira (6), reunirá 892 agentes atuando dentro e fora da Arena Castelão.
Durante reunião, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), foi apresentado o Plano Operacional de Segurança para a partida. O encontro definiu o efetivo de policiais militares, civis e bombeiros militares. Além das forças estaduais, também participarão guardas municipais e agentes de trânsito responsáveis pelo entorno do estádio.
PLANO CONJUNTO
O plano operacional prevê ainda a presença de representantes do Juizado da Criança e do Adolescente, reforçando o cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A medida busca assegurar o acompanhamento adequado em situações de vulnerabilidade ou risco social durante o evento esportivo.
Com relação às forças da SSPDS, 618 policiais militares estarão em ação. O efetivo será formado por equipes do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont).
FORÇA TOTAL
A segurança também contará com 56 agentes da Polícia Civil (PCCE), 25 do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), cinco membros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e cinco da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol).
Além desses, o plano envolve 32 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), 40 da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 15 profissionais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), 12 servidores da Secretaria Executiva Regional VII (SER-VIII) e 20 representantes do Juizado.

INTEGRAÇÃO
Após a reunião, o coordenador da Copol, Harley Alencar Filho, destacou o esforço conjunto e o entendimento entre os órgãos. Segundo ele, a operação foi construída de forma integrada para garantir segurança e organização.
“Essa é a mensagem que fica para os torcedores: vá para aproveitar esse grande clássico, essa grande festa. E se alguém estiver com o intuito de praticar algum crime, as Forças de Segurança estarão atentas para garantir a tranquilidade do cidadão”, afirmou o coordenador.
