Menu

Festival Noia celebra diversidade e combate preconceitos com arte e inclusão

A secretária estadual da Diversidade, Mitchelle Benevides Meira, será homenageada no encerramento da 23ª edição do Noia – Festival Internacional do Audiovisual Universitário. Foto: Divulgação

A 23ª edição do Noia – Festival Internacional do Audiovisual Universitário tem como tema central #QuebraDePreconceitos, celebrando e dando voz às causas LGBTQIAPN+. O evento, iniciado na terça-feira (4), segue até domingo (9), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza, com uma programação gratuita que inclui mostras de curtas, animações, fotografias e sessões infantis com recursos de acessibilidade.

Na noite de encerramento, o festival prestará homenagem à secretária estadual da Diversidade, Mitchelle Benevides Meira. O reconhecimento destaca o profissionalismo, dedicação e contribuição às políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+.

A iniciativa reforça o papel do Noia como espaço de expressão artística e cidadã, estimulando o diálogo entre a produção universitária e temas sociais contemporâneos. O público poderá conferir uma seleção de obras que abordam identidade, direitos humanos e representatividade.

HOMENAGEM

Mitchelle Benevides Meira possui ampla experiência em gestão pública nos âmbitos nacional, estadual e municipal e é especialista em Direitos Humanos. Atualmente, preside o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTQIAPN+.

Antes, foi a primeira coordenadora Nacional da Política LGBTQIAPN+ no Governo Federal e também atuou em cargos estratégicos em Fortaleza. A trajetória dela é marcada pela defesa da diversidade, pelo fortalecimento de políticas inclusivas e pela luta contra o preconceito.

A homenagem do festival simboliza o reconhecimento de uma trajetória que inspira novas gerações de gestores e ativistas sociais, reafirmando o compromisso do Ceará com a pluralidade e o respeito.

PROGRAMAÇÃO

O festival segue com atividades iniciadas na tarde desta quarta-feira (5), com sessões da Mostra Autoral e do Noia Kids, além de debates e exibições abertas ao público. A programação se estende até o domingo (9), com atrações culturais, feira criativa e a tradicional cerimônia de encerramento.

De quarta a sábado (8), as exibições acontecem das 14 horas às 15h30, com a Mostra Autoral e o Noia Kids. Entre 15h30 e 18 horas, ocorrem o Seminário do Audiovisual Universitário, na quinta (6); e o Fórum do Audiovisual Universitário, na sexta (7). Das 18 às 21h30, o público pode visitar a Feira de Economia Criativa LGBTQIAPN+ e exposições artísticas.

As sessões de curtas das mostras oficiais – Cearense, Nacional, Internacional, Videoclipe e Animação – começam às 19 horas, seguidas de debates com os realizadores às 21. No sábado (8), a programação especial do Noia Equalize reúne bandas universitárias e projeções de videomapping entre 17h30 e 21h30.

No domingo (9), o festival encerra com cerimônia às 19 horas, exibição do Curta Noia e produções da Mostra da Diversidade. Às 20, acontece a premiação oficial dos vencedores, seguida da festa de encerramento às 22, no Galpão das Artes, localizado na Rua José Avelino, 193, em Fortaleza.

REALIZAÇÃO

O Noia – Festival Internacional do Audiovisual Universitário é realizado pela Propono Consultoria Executiva, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei Federal 14.399/2022 – Programa Nacional Aldir Blanc (Pnab). Mais informações estão disponíveis no site www.festivalnoia.com.br e nas redes sociais do evento, pelo perfil @festivalnoia.