Menu

Feira do Conhecimento 2025 destaca inovação e grandes nomes no Ceará

De 6 a 8 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará será palco da Feira do Conhecimento 2025 (FdC), maior evento de popularização científica do estado.

Promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a feira promete três dias de imersão em inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo, com palestras, oficinas e atrações culturais gratuitas.

A programação abre nesta quinta-feira (6) com a solenidade oficial e o espetáculo Mobilis, do Balé da Edisca.

O primeiro dia traz ainda palestras de Renata Saldanha, Gabriela Prioli e do navegador Amyr Klink, que encerrará a noite com o tema “Viagem de polo a polo”.

Nos palcos temáticos, debates abordarão empreendedorismo feminino, energia limpa, sustentabilidade e a interação entre universidades, empresas e startups.

Na sexta-feira (7), o foco se volta à cultura digital e à divulgação científica, com participações de Felipe Castanhari, Jardel Beck e a entrega de prêmios como o Ceará Faz Ciência e o Ceará Awards, conduzido por Aurineide Camurupim.

Entre os debatedores, nomes como Inácio Arruda, Rubem Paulo (AWS) e Fábio Ortiz discutem o futuro da inovação e o papel da inteligência artificial na sociedade.

O sábado (8) encerra a feira com uma programação lúdica e inspiradora.

O grupo Ciência em Show apresenta “Loucos por Ciência”, seguido por premiações e pelo espetáculo infantil “O barquinho e o pescador”.

O encerramento será marcado pelo show do Bloco do Baqueta, celebrando a cultura e o talento cearense.

Oficinas e workshops sobre cultura oceânica, propriedade intelectual e audiovisual também integram o último dia.

Com entrada gratuita, a Feira do Conhecimento 2025 reafirma o protagonismo do Ceará como polo de inovação do Nordeste.

“O evento democratiza o acesso ao saber e estimula o pensamento criativo e transformador”, destaca a secretária da Secitece, Sandra Monteiro.

Patrocinada por instituições como Sebrae, Senai-CE, Banco do Nordeste e Funcap, a feira se consolida como espaço de troca, aprendizado e inspiração para todas as idades.