Menu

Enel discute transição energética com empresários e reforça potencial do Ceará em energias renováveis

O presidente da Enel Distribuição Ceará, José Nunes Almeida, recebeu nesta quarta-feira (5) empresários e representantes dos setores industrial e comercial do estado em um encontro voltado à discussão sobre a transição energética e os avanços do setor no Ceará. O evento, realizado na sede da companhia, contou com a palestra “O Ceará na Rota da Transição Energética“, ministrada por Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Durante a abertura, José Nunes destacou a importância da colaboração entre indústrias, especialistas e empresários para consolidar o Ceará como referência no setor energético. “A transição energética passou a fazer parte do planejamento de todos os países desenvolvidos ou em desenvolvimento. A presença de vocês é relevante para nós no propósito de trazermos este tema para a mesa e apresentarmos nossos avanços e os nossos desafios”, disse.

Em seguida, Ricardo Cavalcante apresentou o panorama das energias renováveis e a relevância do Nordeste no contexto global de transição energética. Durante a palestra, Cavalcante ressaltou o papel do Nordeste como um polo estratégico de energia limpa, destacando o crescimento de 95,3% na produção de energia na região entre 2016 e 2024, impulsionado pela energia eólica e solar.

O presidente da FIEC ainda enfatizou a urgência da expansão da energia limpa para atender à demanda global, incluindo a produção de hidrogênio verde e a instalação de data centers, considerando que a inteligência artificial deve consumir cerca de 21% da energia mundial até 2030.

Enel discute transição energética com empresários e reforça potencial do Ceará em energias renováveis
Empresários e representantes dos setores industrial e comercial do estado (Foto: Divulgação/ FIEC)

Entre os principais investimentos destacados, Cavalcante citou cinco dos seis hubs de hidrogênio verde localizados no Ceará, com projetos aprovados para exportação de amônia pelo Porto do Pecém, e a expansão de data centers, beneficiada pela infraestrutura de conectividade de Fortaleza.

Entre os presentes estiveram o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Amilcar Silveira; o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante; o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SDE, Vicente Férrer; e representantes do SENAI, SESI, Sindienergia-CE, Sinduscon Ceará, Enel e empresas parceiras do setor energético.