Durante o ato de filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil, o presidente nacional do partido, Antônio Rueda, defendeu a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência da República. Realizado nesta quarta-feira (5), em Brasília, o evento contou com a participação de Ciro Gomes (PSDB), aliado do ex-prefeito de Fortaleza.
“(Caiado é) meu candidato à Presidência da República. A pessoa mais qualificada, sem querer desmerecer nenhum dos outros pré-candidatos. Gosto muito de todos: do Ratinho, do Tarcísio, do Zema”, enumerou Rueda, sem mencionar Ciro, apontado como um possível nome para uma eventual candidatura tucana.
“Tenho convicção de que o melhor para este país é o Ronaldo Caiado, uma pessoa que se preparou uma vida toda para poder fazer esse enfrentamento”, elogiou Rueda. “Todo esse conjunto aqui — a gente almoçou junto e tratamos desse tema — vai estar ao seu lado”, declarou.
O próprio Ciro, um pouco antes da fala de Rueda, havia elogiado Caiado, a quem definiu como um “extraordinário administrador”.
“O Caiado tem resultados concretos, práticos, objetivos, para demonstrar que está pronto para qualquer missão, inclusive a que ele justamente almeja, de, quem sabe, ser o futuro presidente do Brasil. Vamos ver se eu vou estar nessa corrida e a gente vai se acertando para ver como nos ajudamos reciprocamente”, declarou Ciro, deixando aberta a possibilidade de, mais uma vez, concorrer ao Planalto.
Ciro Gomes havia declarado que não se candidataria mais à Presidência, após ter disputado quatro vezes: duas pelo PDT e duas pelo PPS. Como trabalhista, terminou o pleito em quarto lugar, com 3% dos votos válidos, nas eleições presidenciais de 2022. Quatro anos antes, em 2018, chegou a terceiro, com 12,4%. Em 2002, teve 11,9%; e, em 1998, 10,9%
