Menu

Casal de criminosos do Comando Vermelho é preso no Ceará

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 32 anos e uma mulher de 31 anos integrantes do Comando Vermelho (CV) foram presos na manhã desta terça-feira (4) no Ceará. A ofensiva faz parte da Operação Freedom, que tem o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro do Comando Vermelho (CV) no Nordeste. Na Bahia, também nesta terça, cerca de 30 pessoas foram presas.

O Opinião CE entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). A pasta confirmou que os dois — um baiano apontado como chefe do CV em Salvador e sua companheira, responsável pelo controle financeiro da organização criminosa — foram presos, encontrados escondidos no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Eles eram investigados por envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo a SSPDS, conforme o que foi apurado, o homem é apontado como chefe de um grupo criminoso e atuava comandando a logística de drogas e armamentos, além de autorizar crimes.

Após a localização dos alvos, o casal foi conduzido à sede da Denarc, onde os mandados de prisão temporária, expedidos pelos crimes de tráfico de drogas e de integrar organização criminosa, foram cumpridos. Os presos deverão cumprir a decisão judicial em solo baiano. Os agentes cearenses trabalham para a transferência deles.

Operação Freedom

A ação foi realizada de forma conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Civil da Bahia (PCBA), que coordenou a operação por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais civis da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da PCCE auxiliaram nas informações.

Além do cumprimento dos mandados contra os dois, que estavam foragidos da Justiça baiana, também foram apreendidos aparelhos celulares.

Mais de 90 mandados de busca e apreensão e de prisão estão sendo cumpridos. Para a operação, a Justiça concedeu o bloqueio judicial de 51 contas bancárias.