Menu

Bancada Cristã na Câmara Federal deverá reunir mais de 300 deputados, aponta Luiz Gastão

Deputados federais pretendem criar a Bancada Cristã na Câmara. A ideia é unir parlamentares da Frente Parlamentar Católica e da Frente Parlamentar Evangélica. Como confirmou o deputado federal cearense Luiz Gastão (PSD), ao Opinião CE, a bancada deve reunir mais de 300 deputados.

Gastão é o presidente da Frente Católica, criada em 2023 “com o objetivo de defender os princípios éticos, morais e doutrinários da Igreja Católica Apostólica Romana” e que reúne mais de 190 legisladores.

Além do cearense, o deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, também apresentou a proposta de criação da frente.

Urgência aprovada

No último dia 22 de outubro, a Câmara dos Deputados aprovou, por 398 votos a 30, um requerimento de urgência para o projeto que cria a bancada. Com a urgência aprovada, a proposta pode ser votada diretamente em plenário, sem passar por comissões temáticas.

À época, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o texto ainda seria amplamente debatido antes de ser pautado.

A ideia é que o líder da bancada, sendo ela criada, participe das reuniões de líderes da Câmara, com direito a voz e voto, e que também tenha direito a usar a palavra durante o período de comunicações de liderança, por cinco minutos, semanalmente.