Menu

Associação Cearense de Imprensa marca presença nos 60 anos do Curso de Jornalismo da UFC

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) participará das comemorações pelos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), reafirmando o vínculo histórico entre as duas instituições. O convite foi formalizado durante visita do professor Rafael Rodrigues, coordenador das atividades comemorativas, à sede da ACI nesta segunda-feira (3).

O professor foi recebido pelo presidente da ACI, Eliézer Rodrigues, e pela 1ª secretária, Mara Cristina. Na ocasião, a associação foi convidada a integrar a mesa de autoridades na solenidade oficial de aniversário, que ocorrerá no dia 11 de novembro, no auditório da Reitoria da UFC.

A trajetória do Curso de Jornalismo da UFC está diretamente ligada à história da ACI. O embrião do curso, criado oficialmente em 1965, nasceu nas salas da ACI, impulsionado por um grupo de profissionais idealistas da imprensa cearense, sob a liderança da jornalista Adísia Sá, hoje com 96 anos.

No período, Adísia ministrava aulas de jornalismo para iniciantes nas dependências da associação, despertando o interesse por uma formação universitária voltada à prática jornalística. A ideia ganhou força com o apoio do então reitor da UFC, Antônio Martins Filho, que levou a proposta ao Conselho Universitário.

O curso foi criado por meio da Resolução nº 182, de 12 de novembro de 1965, consolidando um marco na formação de comunicadores no Ceará e no Nordeste. Segundo a associação, desde então, a ACI tem sido parceira ativa da universidade na defesa da liberdade de imprensa, da formação ética e do fortalecimento do jornalismo profissional.