Menu

Rádio Ceará FM 87,1 entra no ar e fortalece a comunicação pública no Estado

Um novo veículo de comunicação pública foi inaugurado no Ceará para aproximar a população dos fatos diários, levando informação, cultura e serviços. A Rádio Ceará FM 87,1 foi oficialmente lançada nesta quinta-feira (30) pelo Governo do Estado, em cerimônia realizada na sede da Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc). O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que conduziu a solenidade.

O secretário destacou o significado pessoal da data, lembrando sua trajetória iniciada aos 15 anos, em Paracuru, quando deu os primeiros passos como comunicador. Segundo ele, a criação da rádio representa o fortalecimento da comunicação pública e o reconhecimento do papel de todos que a constroem diariamente.

COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Durante o discurso, Chagas Vieira ressaltou a importância da união dos profissionais que integram o sistema público de comunicação. Ele afirmou que o fortalecimento do setor depende da valorização de todos os trabalhadores. “Desde aquele que liga o botãozinho até quem aparece na televisão ou no rádio”, frisou.

A cerimônia contou com a presença da presidente da TV Ceará (TVC), Lena Ximenes, de autoridades estaduais e federais, além de servidores da casa. A nova emissora integra o plano de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

NOVA FASE

Para a presidente da TVC, Lena Ximenes, a Rádio Ceará FM 87,1 marca uma nova etapa no hub de comunicação da emissora. Ela definiu o projeto como uma comunicação pública mais vigorosa, plural, inclusiva e de qualidade, destacando o papel participativo do cidadão como protagonista da informação.

O novo canal amplia a oferta de conteúdos jornalísticos, culturais e educativos, alcançando potencialmente mais de 3 milhões de pessoas. Além da frequência modulada, a Rádio Ceará FM 87,1 também poderá ser sintonizada pelo canal 5.4 da TV aberta, disponível em 48 municípios com multiprogramação da TVC.

PROGRAMAÇÃO

A coordenadora da emissora, Selma Vidal, afirma que o novo veículo chega para atender a uma demanda da população cearense. Segundo ela, a rádio será um espaço plural, com foco em informação, cultura e prestação de serviços.

A programação começa com o matinal Repórter Ceará, ao vivo, das 7 horas às 7h30. A grade também contará com TVC Notícias, TVC Esporte Clube, Terra das Oportunidades e Conversa na Calçada, apresentado por Selma Vidal, que promete abordar temas diversos, de modo leve e descontraído, sem perder o foco em questões importantes, como saúde mental, emprego e segurança pública.

ESTRUTURA

Com dois estúdios — um para transmissões ao vivo e outro para gravações —, o espaço abrigará podcasts, videocasts e produções especiais. Os governos do Estado e Federal investiram mais de R$ 2 milhões em obras de adequação, sala de recepção, área de visitas, equipamentos e mobiliário.

O cinegrafista João Batista Pereira, prestes a completar 40 anos de TVC, destacou a evolução da emissora e o orgulho de participar da nova fase. Para ele, a abertura da rádio é mais um passo importante em benefício da população cearense.

EXPANSÃO NACIONAL

A implantação da Rádio Ceará FM 87,1 faz parte do planejamento estratégico da EBC para expandir emissoras públicas de rádio e TV em todas as capitais brasileiras. A empresa foi responsável pela instalação da infraestrutura de transmissão, que inclui transmissor de 25 kW, antenas, sistema de climatização, nobreak e receptor de satélite.

Lídia Neves, gerente executiva de Integração de Conteúdos e Rede da EBC, destacou o papel da emissora em aproximar a comunicação pública das pessoas. “O diferencial está em levar informação de qualidade, mostrar nossa cultura e o povo que somos”, disse.

HUB CEARENSE

A operação do canal será conduzida pela Funtelc, vinculada à Casa Civil do Governo do Estado. Com sinal FM de alta qualidade, a 87,1 MHz representa um novo capítulo na integração entre rádio e televisão públicas, consolidando o Ceará como polo estratégico na missão de informar, educar e valorizar a cultura brasileira.

A TV Ceará segue como referência na comunicação pública regional, com transmissão 24 horas por dia e produção local. Além da nova rádio, a emissora investe na modernização da sede, somando mais de R$ 1 milhão em melhorias. Na internet, a TVC acumula 2 milhões de visualizações no YouTube e 280 mil inscritos, sendo um dos maiores números entre as emissoras do Estado.