Menu

Elmano põe fim ao racha entre PDT e PT e reforça “Aliança do Campo Progressista” no Ceará

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou neste sábado (1º) apoio às candidaturas de deputados estaduais e federais do PDT, sinalizando um novo momento de reaproximação entre os dois partidos que estiveram em lados opostos nas eleições de 2022.

O anúncio foi feito durante a convenção estadual do PDT, que elegeu os novos diretórios estadual e municipal da sigla. Em discurso, Elmano destacou a importância de consolidar a chamada “Aliança do Campo Progressista Brasileiro”, defendendo a união de forças políticas que compartilham valores de justiça social, desenvolvimento sustentável e defesa da democracia.

“Um momento para reafirmar nossa união em um projeto que tem o objetivo de cuidar do nosso povo, com educação em tempo integral para os nossos jovens, saúde pública de qualidade e mais oportunidades para os cearenses!”, escreveu Elmano, em suas redes sociais.

O presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, também reforçou a importância da aliança. “Seguimos trabalhando para que este estado maravilhoso tenha o melhor que o trabalhismo pode oferecer”, confirmou.

“Temos trabalho e participado de momentos, inclusive com o governador Elmano, e estamos completamente sintonizados para que a gente possa ajudar a construir um Ceará sempre melhor”, frisou o deputado federal André Figueiredo (PDT), em coletiva durante o evento.

Ele foi reconduzido à presidência estadual, enquanto Iraguassú Filho, atual secretário-executivo da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza fica na executivo municipal da capital cearense.

Gesto político

A presença de Elmano na convenção marca um gesto político relevante no tabuleiro estadual. Em 2022, PT e PDT romperam a aliança histórica que governava o Ceará. O racha resultou em candidaturas separadas ao Governo: Elmano de Freitas pelo PT, e o ex-prefeito Roberto Cláudio, à época pedetista, em uma disputa marcada por forte polarização.

Desde então, lideranças de ambas as siglas vêm buscando recompor a relação, sobretudo em torno de pautas nacionais e regionais comuns. O movimento também reflete o esforço do presidente Lula (PT) para reconstruir pontes com antigos aliados do PDT em vários estados.

O novo diretório pedetista deve ter papel estratégico nas articulações para as eleições municipais de 2026, especialmente nas cidades onde a base aliada do Governo do Estado busca ampliar seu espaço político.