Menu

Elmano garante estudos para criação de novo perímetro irrigado no Cariri

Foto: Divulgação/Faec

O governador Elmano de Freitas (PT) garantiu, na manhã desta sexta-feira (31), que o Governo do Ceará vai realizar estudos para a criação de um novo perímetro irrigado no Cariri. Com 10 mil hectares de área, o perímetro estaria localizado entre os municípios de Barbalha, Missão Velha — com 5 mil hectares nestas duas cidades — e Mauriti, com mais 5 mil hectares de área.

Um perímetro irrigado é uma área planejada destinada à agricultura. Sua infraestrutura permite a captação e a distribuição de água para os produtores agropecuaristas, com o objetivo de facilitar o cultivo mesmo em períodos de seca. Atualmente, o Ceará possui 14 perímetros irrigados, todos geridos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

A reivindicação para a criação do perímetro foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, durante o II Encontro das Mulheres do Agro do Cariri Cearense, na ExpoCariri, nesta sexta-feira.

Segundo Amílcar, o Cariri precisa de mais irrigação. “Detectamos que é possível, a 0,4 metros de água por segundo [de vazão], irrigar mil hectares, se conseguir quatro metros d’água do seguro que vem da transposição [do São Francisco]”, afirmou, sobre a criação do perímetro de 10 mil hectares.

De acordo com ele, a iniciativa poderia representar um aumento de 2,4% no PIB do Ceará.

“Não existe desenvolvimento no Ceará se não for pela irrigação. Seu governo é sensível. Digo que gostaria de continuar a parceria, reconheço seu trabalho pelo agronegócio e sou grato ao senhor”, disse, em agradecimento a Elmano.

Em resposta, o governador afirmou que o Governo fará o estudo para implementar a ação. “Essa região é abençoada por aquífero e por passar, aqui, a transposição do São Francisco”, pontuou o chefe do Executivo.