Menu

Setor privado vai realizar exames e cirurgias pelo SUS em quatro cidades do Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou, nesta quinta-feira (30), um termo de acordo com o Ministério da Saúde e com o Grupo Hapvida para que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ser regulados também por parte do setor privado.

A ampliação dos atendimentos abrange quatro municípios do Estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Maracanaú.

Em São Paulo, a solenidade de assinatura ocorreu no âmbito do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério. Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), anunciou a adesão da operadora de saúde e do Hospital Santa Marcelina à medida.

Junto a outros 11 estabelecimentos de saúde privados e filantrópicos em quatro Unidades da Federação (UF) — Ceará, Pará, Pernambuco e Distrito Federal —, a Hapvida e o Santa Marcelina poderão atuar na rede pública pelo programa.

Como contrapartida aos atendimentos prestados, a Hapvida poderá quitar dívidas que tem com a União. A operadora poderá quitar dívidas de ressarcimento ao SUS, que ocorrem quando pacientes de planos de saúde contratados são atendidos pela rede pública.

“Estamos transformando dívidas e incentivos fiscais em mais cirurgias, exames de imagem e consultas especializadas, garantindo que o paciente que espera possa ser atendido em um hospital privado, de graça e totalmente pelo SUS”, disse Padilha.

A previsão é de que, em um ano, no Ceará, mais de 26.900 exames de diagnóstico por imagem sejam realizados por meio do acordo, além de 960 cirurgias em quatro especialidades. São elas:

  • Tratamento de varizes (bilateral);
  • Histerectomia total;
  • Colecistectomia;
  • Hernioplastia incisional.

Segundo o chefe do Executivo cearense, os pacientes agora também poderão ser atendidos no Hapvida, o que ele afirmou tratar-se de “uma grande conquista”.

“Estamos fortalecendo o setor público da saúde de Fortaleza e de outros municípios, com a ajuda do setor privado, para atender melhor e cada vez mais a nossa população”, destacou o governador.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), também acompanhou a solenidade de assinatura do termo. “Estou muito feliz, pois poderemos, cada vez mais, fazer com que aqueles que estão precisando de um exame, de uma consulta, possam utilizar o SUS, em parceria com a iniciativa privada”, disse.