O deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), confirmou que a primeira audiência pública itinerante para discussão do Projeto de Lei Orçamentária Anual do Estado do Ceará (PLOA) de 2026 será realizada em Bela Cruz, no Litoral Norte do Estado.
Durante reunião da COFT, o parlamentar afirmou que a audiência será realizada na próxima segunda-feira (3 de novembro). A ideia, de acordo com o deputado, é fortalecer, a partir de audiências públicas itinerantes da COFT, a descentralização do debate sobre o orçamento estadual.
“A partir da semana que vem, a Comissão dará início aos seminários regionais para a apresentação da proposta aos municípios e diálogo com os setores produtivos”, explicou.
Em Bela Cruz, serão contemplados 30 municípios integrantes das regiões de planejamento do Litoral Norte (cinco), do Litoral Oeste/Vale do Curu (seis), da Serra da Ibiapaba (oito) e do Sertão de Sobral (11).
Até o início de dezembro, os municípios de Tamboril, Russas, Acopiara, Cedro e Fortaleza também receberão audiências públicas itinerantes da COFT, contemplando todas as macrorregiões do Estado.
“Ao levar a COFT ao interior do Estado para discutir o orçamento, estamos fortalecendo a participação popular, ouvindo as demandas da população e aproximando o Estado da população”, defendeu Sérgio Aguiar.
O deputado Tin Gomes (PSB) foi designado relator da matéria, que estima um orçamento recorde de R$ 48 bilhões para o Estado. Os parlamentares têm até o dia 5 de dezembro para apresentarem suas propostas de emendas ao orçamento.
