Menu

Roblox remove jogo que simulava ataque a escolas após ação da Polícia Civil

A plataforma Roblox, conhecida por sua popularidade entre crianças e adolescentes, removeu recentemente um jogo que simulava ataques a escolas. A exclusão ocorreu após um pedido do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Polícia Civil de São Paulo. Além dessa sala virtual, outro espaço que permitia simulações de tráfico de drogas também foi retirado do ar.

Segundo informações divulgadas pelo Metrópoles, a delegada Lisandrea Salvariego, chefe do Noad, detalhou a solicitação de exclusão. Segundo ela, o núcleo solicitou não apenas a exclusão, mas também a preservação dos dados ligados aos responsáveis, que agora serão alvo de investigação. “Pedimos a exclusão, preservação de dados e agora vamos investigar”, afirmou.

Os agentes do Noad atuam infiltrados 24 horas por dia em ambientes digitais e relatam que é cada vez mais comum observar o aliciamento de crianças e adolescentes para práticas criminosas. Segundo o núcleo, as ocorrências vão desde casos de cyberbullying até situações mais graves, como maus-tratos e incentivo a crimes virtuais.

A Polícia Civil reforça que a vigilância e a denúncia de comportamentos suspeitos em plataformas on-line são essenciais para prevenir a disseminação de conteúdo nocivo e proteger menores de idade no ambiente digital.