No próximo sábado (1º), a cidade de Fortaleza recebe a primeira edição da feira “Febre de Arte”. O evento traz atrações culturais, performances e exposições artísticas, atividades gastronômicas, além de palestras e muita informação sobre a planta cannabis.
Na Casa Valente, a programação traz atividades em quatro arenas diferentes: a Arena Canábica, Independente, Ferve e Larica.
A programação é realizada pela produtora Ghost!, com apoio da Associação de Pacientes Adapta.
Para Gabriela Dias, diretora do núcleo terapêutico na Adapta, realizar aqui um evento canábico próprio em Fortaleza significa colocar o Nordeste no centro do debate, assumindo um papel de vanguarda.
“É, ao mesmo tempo, um gesto cultural e político: afirmar que o futuro da conversa sobre cannabis no Brasil também passa pelo Ceará”, concluiu.
A expectativa é reunir 350 pessoas, em uma proposta de espaços complementares.
Conforme Gabriela Dias, idealizadora da feira, a ideia é poder romper o silêncio a respeito do tratamento de pacientes com cannabis, por meio de criação e trocas.
MÚSICA, ARTES VISUAIS E CANNABIS
No espaço dedicado à gastronomia, estarão presentes destaques culinários locais com o Hally Roots, além de drinks autorais especiais assinados por El Guapo de Havana.
Na Arena Ferve, as atrações ficam por conta de DJs com Trio Fever e Lucas Avner, espaços de tatuagem com Lui Studio e Artway Tattoo, além de performances artísticas e atividades de massoterapia e esoterismo.
Já a Arena Independente, espaço dedicado à produção artística, recebe o lançamento exclusivo do álbum “Eutimia-Óculos”, carreira solo de Davi Rodé, da banda RodéPorque, e as exposições artísticas de Jean.Gif e Melo.
O espaço também recebe a mostra Curativo Ateliê, de Isabela Luiza, além das exposições dos artistas Oliver Benício, Samuel Sametria.Art e Luan Silveira (Luankawee).
A arena também vai contar com a exibição do filme, “A mulher barco”, dirigido por Tibico Brasil e uma colaboração com a marca Xapa Xana.
Na Arena Canábica serão realizadas palestras sobre a planta da cannabis e sobre os usos legais da maconha no Brasil, apresentadas pela associação Adapta, que convida ao palco nomes importantes.
Estarão presentes os advogados Bianca Cardial e Ítalo Coelho, que atuam através da Advocacia Antiproibicionista, e o médico Dr. Eugênio Franco, à frente do Doses de Emergência, iniciativa que traz informação sobre tratamento medicinal com cannabis para mais de 30 mil pessoas nas redes sociais.
A mesa também reúne Deryck Hardman, diretor financeiro da associação Acura; a médica Magda Moura de Almeida, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, doutora em Ciências Médicas pela Unicamp e ex-secretária de Vigilância e Regulação do Estado do Ceará, além das palestras da Dra. Carolina Nocetti e de Daniela Lagos, da Flor de Kaneh.
