Menu

MICBR 2025 destaca o crescimento do mercado de games no país

São mais de 150 milhões de brasileiros conectados a esse universo, cerca de 74,5% da população (Foto: Vitor Vasconcelos)

A indústria dos games se consolidou como uma das mais promissoras e lucrativas do mundo, e, no Brasil, o cenário não é diferente. O setor será um dos grandes destaques do MICBR 2025 (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil), que acontece entre 3 e 7 de dezembro, reunindo profissionais, empresas e criadores em um dos maiores encontros da economia criativa do país.

Voltado a diversos setores da economia criativa, o evento abrange áreas como artesanato, circo, dança, design, editorial, moda, teatro, museus e jogos eletrônicos, segmento que vem se destacando como um dos mais vibrantes e inovadores da atualidade.

O Brasil ocupa hoje a 13ª posição no ranking mundial de jogos eletrônicos e é o líder na América Latina. São mais de 150 milhões de brasileiros conectados a esse universo, cerca de 74,5% da população, um público que vai além do entretenimento.

Em apenas uma década, o setor nacional cresceu sete vezes. Em 2014, o país contava com cerca de 150 estúdios de desenvolvimento; em 2024, o número saltou para 1.042, um avanço de 695%. Hoje, o mercado de games movimenta aproximadamente R$ 13 bilhões e registra um faturamento anual de R$ 1,2 bilhão.

Outro dado que reflete a diversidade do público gamer é a maior presença feminina, já que 53,2% dos jogadores no país são mulheres. Essa participação é fortalecida especialmente pelos jogos em smartphones, plataforma preferida por 48,4% das jogadoras.

De acordo com o MICBR 2025, o cenário ficou ainda mais favorável com a Lei nº 14.852/24, sancionada em maio de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que instituiu o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos. A nova legislação estabelece regras claras para a fabricação, comercialização, importação e uso comercial de games, criando um ambiente mais seguro e propício ao crescimento do setor.