Menu

Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com filme e livro especial

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, completa 90 anos nesta segunda-feira (27). Celebrado como um dos maiores nomes da cultura brasileira, o “menino que nunca parou de desenhar” é tema de um filme sobre sua vida e de um livro especial que reúne trabalhos de 90 quadrinistas inspirados em sua obra.

Depois de décadas contando as aventuras de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, chegou a vez da história do próprio Mauricio ganhar as telas de cinema.

A cinebiografia Mauricio de Sousa – O Filme foi apresentada em uma sessão especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na semana passada, com a presença do homenageado. O longa retrata as origens do artista, seu processo criativo e o nascimento dos personagens que marcaram gerações.

Na produção, Mauricio é interpretado por seu filho, Mauro Sousa, que faz sua estreia nos cinemas. “No mês de aniversário de 90 anos do meu pai, não só ele, mas eu e todos os brasileiros vamos ter esse presente. Tive essa honra de interpretá-lo nos cinemas”, afirmou Mauro, em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil.

Durante o evento, Mauricio recebeu o Prêmio Leon Cakoff, concedido pela Mostra de Cinema em reconhecimento à sua contribuição à cultura nacional. A programação também exibiu três filmes inspirados nos quadrinhos: Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.

Além do cinema, o legado de Mauricio chega às livrarias com o lançamento do livro MSP90, organizado pelo jornalista Sidney Gusman, editor do site Universo HQ e da MSP Estúdios. A coletânea reúne 90 autores de diferentes estilos e regiões do Brasil, cada um com uma história em quadrinhos de três páginas inspirada no universo criado por Mauricio.