Menu

Corredor Benfica-Praia de Iracema envolve mobilidade, meio ambiente e cultura

Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará, liderada pelo reitor Custódio Almeida, foi recebida na segunda-feira (6), no Paço Municipal, pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão para discutir o projeto do Corredor Cultural Criativo Benfica-Praia de Iracema.

O assunto foi os desdobramentos da iniciativa com relação a mobilidade urbana, meio ambiente, paisagismo, integração com equipamentos culturais e acadêmicos.

A apresentação foi conduzida pelo professor Newton Becker, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAUD-UFC), que explanou aos presentes em detalhes a metade inicial do projeto, estruturado nas seguintes fases:

  • Fase 1: cruzamento da Reitoria da UFC entre as avenidas da Universidade e 13 de maio;
  • Fase 2: da Reitoria até a Avenida Domingos Olímpio;
  • Fase 3: da Avenida Domingos Olímpio até a Faculdade de Direito da UFC;
  • Fase 4:  da Faculdade de Direito até a Praça José de Alencar;
  • Fase 5: da Praça José de Alencar até a Estação das Artes, no Centro.

As fases 5 a 10 dizem respeito à ligação entre a Estação das Artes e a Praça de Iracema, culminando no equipamento de cultura, arte e eventos a ser construído no terreno do antigo Edifício São Pedro. Para viabilizar até a etapa cinco, o projeto está orçado em 15 milhões.

A expectativa é viabilizar o início das obras ainda no primeiro semestre de 2026. Foto: Viktor Braga/ UFC Informa

O professor Custódio Almeida fez um preâmbulo no qual situou o prefeito do atual status do Corredor Cultural, que já promoveu uma exposição temática no Museu de Arte da UFC (Mauc), visitada por parlamentares federais e pelo governador Elmano de Freitas.

São trechos da cidade que já são vivos, ocupados e que, com a requalificação que o Corredor trará, devem transformar a dinâmica da vida no entorno”, explicou o reitor.

O prefeito Evandro Leitão (PT), reforçou o interesse da prefeitura em transformar a avenida através recuperação vegetal e reformulação da pavimentação

“O trecho que vai da Reitoria até a Faculdade de Direito é prioritário para nós. Temos todo interesse na reformulação da pavimentação, na recuperação da vegetação, na internalização da fiação, na revitalização de espaços de circulação e fachadas, especialmente no Centro. Fortaleza hoje tem somente 17% de áreas verdes”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

Participaram também da agenda os professores Romeu Duarte e Mario Fundaró, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAUD-UFC); o coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca, e o diretor-presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana.

Os próximos desdobramentos serão o agendamento de apresentação semelhante para o Governo do Estado, instância com a qual também se espera articulação, para viabilizar o início das obras ainda no primeiro semestre de 2026.