Menu

Aos 80 anos, Lula celebra aniversário na Ásia e se torna o presidente mais velho da História do Brasil

Aos 80 anos completados nesta segunda-feira (27), o governante supera o recorde anterior do ex-presidente Michel Temer (MDB-SP), que deixou o cargo aos 78 anos, em 2018. Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns, no interior de Pernambuco, tornou-se o primeiro chefe do Executivo brasileiro a atingir 80 anos no exercício do cargo. Este é o terceiro mandato de Lula, que já havia governado o País entre 2003 e 2006 e entre 2007 e 2011.

Aos 80 anos completados nesta segunda-feira (27), o mandatário supera o recorde do ex-presidente Michel Temer, que deixou o Palácio do Planalto aos 78 anos, em 2018.

O terceiro presidente mais velho em atividade foi Getúlio Vargas, que morreu aos 72 anos durante seu segundo mandato, em 24 de agosto de 1954.

MAIS JOVEM

O mais novo ocupante do Palácio do Planalto foi Fernando Collor de Mello, que assumiu aos 43 anos e deixou o cargo após sofrer impeachment, em setembro de 1992.

Lula recebeu homenagens durante viagem oficial à Ásia. Na Malásia, participou de um jantar de gala e recebeu bolo de aniversário oferecido pelo premiê local, Anwar Ibrahim.

Durante entrevista à imprensa, o Presidente comentou o marco pessoal. “Estou completando 80 anos no melhor momento da minha vida. Nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Espero chegar aos 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40″, declarou.

HOMENAGENS

Nas redes sociais, Lula agradeceu pelas celebrações em Kuala Lumpur, capital malaia. “Finalizo o dia entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados fizeram uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão”, escreveu.

O Presidente afirmou ainda esperar reencontrar as lideranças internacionais no Brasil, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, capital do Pará, entre 10 e 21 de novembro.

Dias antes, Lula havia sido homenageado na Indonésia, a convite do presidente Prabowo Subianto.

FELICITAÇÕES

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também enviou parabéns pelos 80 anos do líder brasileiro, em conversa com jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, a caminho do Japão. “Quero desejar feliz aniversário ao presidente. É um cara muito vigoroso. Fiquei impressionado. Então, feliz aniversário”, disse. Ele acrescentou que teve uma boa reunião com Lula no domingo (26).

Na 20ª Cúpula da Ásia no Leste, Lula encontrou o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que brincou ao dizer que o brasileiro está fazendo apenas 25 anos. O relato foi publicado por Lula em sua conta oficial no X (antigo Twitter).

MENSAGENS NO BRASIL

No Brasil, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB-SP), também enviou felicitações. Ele destacou que celebra o aniversário “junto com todos os brasileiros que escolheram a democracia como forma de realizar suas esperanças”.

Outros ministros, como o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, o da Educação, Camilo Santana, e o da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também parabenizaram o Presidente.

Entre os líderes políticos, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), também comemorou o aniversário de Lula. “Hoje é dia de celebrar os 80 anos de um dos maiores líderes mundiais, com uma história incrível e uma luta incansável pelo povo brasileiro”, publicou.

AGENDA EXTERNA

Até esta terça-feira (28), Lula e a comitiva brasileira cumprem agenda oficial em Kuala Lumpur, a convite do primeiro-ministro Anwar Ibrahim, e participam da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

A visita busca intensificar e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais, com foco em energia, ciência, tecnologia e inovação.

Com informações da Agência Brasil.