O Fortaleza venceu o Flamengo por 1 a 0 neste sábado (25), na Arena Castelão, em partida válida pela 30ª rodada da Séria A do Campeonato Brasileiro. O desafio era grande. O rubro-negro é vice-líder da competição e semifinalista da Libertadores. Mas o Leão, que tenta se livrar do rebaixamento, teve uma grande atuação coletiva e garantiu o resultado.
Dois Brenos deram alegria ao torcedor tricolor. Breno Lopes marcou o gol da vitória ainda no primeiro tempo. Já o goleiro Brenno segurou a pressão do adversário, que teve mais chances de gol do que a equipe cearense. O Fortaleza vinha de uma sequência de duas derrotas consecutivas na competição.
Com o resultado, o Laion chegou a 27 pontos e deixou a vice-lanterna, assumindo a 18ª colocação. O Santos, primeiro fora da zona de rebaixamento, soma 31 e ainda enfrenta o Botafogo neste domingo (26), no Engenhão. Já o Flamengo permanece em segundo lugar, com 64 pontos.
A partida
O Fortaleza mostrou organização e disposição para marcar alto já no início da partida. O time da casa dificultou a saída de bola rubro-negra e aproveitou os espaços para contra-atacar. Aos 7 minutos, Bareiro quase abriu o placar, ao receber passe de Herrera e tentar encobrir o goleiro Rossi. Ayrton Lucas salvou em cima da linha para o Flamengo.
A pressão tricolor deu resultado 4 minutos depois. Herrera puxou um contra-ataque rápido e acionou Breno Lopes pela esquerda. O atacante cortou para o meio e finalizou no canto, sem dar chance ao goleiro argentino. O Flamengo quase empatou aos 26 minutos, mas Brenno segurou o ataque de Emerson Royal.
Aos 28 minutos, o Fortaleza chegou a ampliar o placar, mais uma vez com Breno Lopes. A arbitragem anulou o lance por impedimento. A partir daí, o Flamengo passou a ter mais posse de bola e volume, porém encontrou um adversário bem postado, que neutralizou as principais investidas.
Na volta do intervalo, o técnico Filipe Luís mexeu no Flamengo para deixar o time mais ofensivo. O time carioca passou a pressionar, e Brenno precisou trabalhar em finalizações.
O Fortaleza volta a campo no próximo dia 3 de novembro, contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada. O Flamengo, por sua vez, foca na Libertadores e enfrenta o Racing, na Argentina, na quarta-feira (29), no jogo de volta da semifinal.
