Menu

Joel Barroso é eleito novo prefeito de Santa Quitéria em eleição suplementar

Com 53,21% dos votos, Joel Barroso (PSB) venceu as eleições suplementares de Santa Quitéria, realizadas neste domingo (26), e assume a Prefeitura do município cearense. A chapa vencedora também é composta pelo vice-prefeito Francisco Paiva (PP), conhecido como “Das Chagas”, que já foi secretário de Cultura e de Saúde do município. Os outros candidatos que competiam no pleito eram Lígia Protásio (PT), que ficou em segundo lugar, com 25,14% dos votos válidos, seguida de Cândida Figueiredo (União Brasil), que teve 21,65%.

A nova disputa pelo comando do município ocorreu devido à cassação do mandato do ex-prefeito José Braga Barroso (PSB), acusado de envolvimento com facção criminosa.

A eleição fora de época reuniu mais de 30 mil eleitores. Foram apuradas as 150 urnas eletrônicas, distribuídas em 124 seções eleitorais, de 52 locais de votação do município.

Para garantir a segurança do pleito em Santa Quitéria, foram acionados 500 agentes, sendo 300 das forças de segurança do Ceará e 200 militares do Exército.

Leia mais | Forças de segurança solicitadas para eleições suplementares chegam a Santa Quitéria

ENTENDA A CASSAÇÃO DE BRAGUINHA

A escolha de um novo gestor municipal ocorreu após o mandato do ex-prefeito José Braga Barroso (PSB), conhecido como Braguinha, ter sido cassado. Ele e o vice-prefeito Gardel Padeiro (PSB) foram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político e econômico, além de serem acusados de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho.

Braguinha, reeleito nas eleições de 2024, foi preso no dia 1º de janeiro, horas antes de tomar posse do seu segundo mandato como prefeito da cidade. Ele foi acusado de ter sido favorecido pela compra de votos e intimidação de eleitores de seus opositores, principalmente de Tomás Figueiredo, feita pela facção. Entre as ameaças registradas estavam pichações em muros de casas e mensagens de WhatsApp.

Com a cassação de Braguinha, Joel Barroso (PSB), seu filho, assumiu interinamente o comando da Prefeitura de Santa Quitéria, já que era presidente da Câmara Municipal.

A defesa de Braguinha nega todas as acusações. Em maio de 2025, a Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do prefeito, decisão que foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) em julho. Na mesma ocasião, o tribunal definiu a realização das eleições suplementares para o dia 26 de outubro.

CONHEÇA MAIS

Joel Barroso (PSB) é filho do ex-prefeito Braguinha, que teve seu mandato cassado por envolvimento com o Comando Vermelho. Ele foi eleito vereador nas eleições de 2024, além de ter sido escolhido pelos demais parlamentares do município como presidente da Câmara Municipal. Por isso, com a Justiça Eleitoral cassando o prefeito e o vice, Joel ocupou o posto de prefeito interino da cidade.

Em sua campanha, Joel contou com o apoio de lideranças políticas como o senador Cid Gomes, principal político do PSB no Ceará, além de nomes como os deputados federais Júnior Mano e Robério Monteiro, e do deputado estadual Jeová Mota, que tem voto na região.

A principal adversária de Joel foi Lígia Protásio (PT), que já foi vice de Braguinha e chegou a assumir a gestão da cidade com o afastamento do ex-prefeito. Apesar de eleitos na mesma chapa em 2020, eles romperam politicamente, em uma disputa que vem crescendo desde 2022.

Cândida Figueiredo (União Brasil) é ex-deputada e esposa do ex-prefeito Tomás Figueiredo. Inicialmente, o candidato seria seu marido, que já havia disputado o pleito em 2024, mas ele desistiu, deixando o desafio para sua cônjuge.