A reunião deste domingo (26) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi comentada por diversas figuras políticas em suas redes sociais. Foi destacada a importância do diálogo entre os líderes, que discutiram a possibilidade de suspender a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), apontou que o encontro estreita ainda mais a relação entre o Brasil e os EUA.
“O encontro entre o presidente Lula e o presidente Donald Trump, hoje, na Malásia, prova que temos bons motivos para acreditar no diálogo. Foi mais um passo para Brasil e EUA estreitarem ainda mais seus laços de amizade. E é mais uma evidência do compromisso do governo do presidente Lula com o povo brasileiro”, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Leia mais | Lula e Trump se reúnem na Malásia para discutir revisão do tarifaço
A diplomacia entre os dois países também foi destacada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
“Cumprimento os presidentes Lula e Trump pelo importante encontro de hoje. Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos. Quando líderes escolhem conversar, a história agradece. Foi assim nas grandes viradas do mundo: sempre pela palavra, nunca pelo silêncio. A Câmara continua à disposição de nossa diplomacia, votando assuntos importantes sobre o tema e comprometida em servir ao país”, disse Motta.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), avaliou o encontro de forma positiva e considerou a reunião um “marco importante”.
“Cumprimento todos os atores que contribuíram para que chegássemos a este momento, que representa um marco importante de um processo que continua. O gesto de diálogo e a busca pelo bom entendimento são fundamentais para o fortalecimento das relações e para o avanço da cooperação entre as nações. O Congresso Nacional permanece atento e unido na defesa do diálogo e da diplomacia como caminhos para construir consensos e aproximar os nossos povos”, afirmou Alcolumbre.
POLÍTICOS DO CEARÁ
O encontro entre os líderes do Brasil e dos EUA também repercutiu entre políticos cearenses, como o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que destacou a relevância da reunião na busca por soluções para as tarifas.
“Muito orgulho do presidente Lula, um grande estadista! O encontro de hoje com Donald Trump, na Malásia, é um passo fundamental no diálogo sobre a agenda comercial e econômica bilateral, na busca por soluções para as tarifas e o entendimento entre os países”, disse o ministro Camilo Santana.
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula na Câmara, também se pronunciou. “O presidente Lula se encontrou hoje com o presidente Trump e os dois tiveram uma ótima conversa. Em breve teremos uma resolução sobre as taxas, pelo bem do povo brasileiro, demonstrando a nossa soberania e responsabilidade com o país. Viva o Brasil”, afirmou Guimarães.
